Ícone do site Ecos da Noticia

Aulas presenciais em Xapuri retornam no dia 6 de setembro com ensino híbrido

As aulas presenciais na cidade de Xapuri, no interior do Acre, vão ser retomadas no dia 6 de setembro, conforme decreto publicado pelo prefeito Bira Vasconcelos, nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial do Estado (DOE).


Para o retorno das atividades foi aprovado, pelo Conselho Municipal de Educação e Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia da Covid-19, um plano de retomadas das aulas presenciais da rede municipal de ensino.


O decreto afirma que as escolas da zona urbana devem seguir algumas normas como o retorno gradual, com ensino no formato híbrido e rodízio de alunos nas turmas que possuem maior número de alunos e com atendimento através atividades impressas.


Já na zona rural, devido à quantidade de alunos matriculados em sua maioria, serem entre cinco a vinte alunos, será feito o atendimento diário, seguindo todos os protocolos de segurança e higienização, como uso de máscaras, álcool em gel.


Além disso, é opcional o retorno dos alunos para as aulas presenciais no ano de 2021, ou seja, os pais e responsáveis devem autorizar o retorno de seus filhos para a escola. Para o caso dos alunos que não retornarem presencialmente, devido a comorbidades ou por não terem autorização dos pais, vão continuar recebendo as atividades impressas, no ensino remoto.


O decreto determina ainda que todos os professores e servidores da rede municipal devem apresentar a carteira de vacinação da gripe comum, H1N1 e Covid-19 antes do retorno às aulas. E aqueles que fazem parte do grupo de risco devem encaminhar laudo médico à secretaria de Educação para que sejam dados os encaminhamentos necessários.


Condições para retomada presencial

As aulas presenciais foram suspensas em março de 2020, na semana em que o Acre confirmou os três primeiros casos de Covid-19. Desde então, os alunos têm acesso ao conteúdo escolar pela internet por videoaula, pelo rádio com audioaulas, pela televisão e também com o material impresso disponibilizado nas escolas.


Em novembro do ano passado, o governo do Acre publicou o decreto Nº 7.225 que trata sobre o retorno das aulas presenciais em instituições públicas e privadas de ensino do estado. A previsão era de que fosse possível iniciar ainda no ano passado, mas com o avanço da pandemia, a gestão voltou atrás. Este ano, a SEE voltou a divulgar o retorno das aulas presenciais a partir de março, mas também não foi para frente.


A prefeitura informou que segue o decreto estadual, e as normas estabelecidas para o retorno das atividades presenciais.


A autorização para a retomada se aplica para as regionais que estão classificadas nos níveis de alerta, representado pela bandeira laranja; de atenção, na bandeira amarela; ou de cuidado, pela cor verde. Para o retorno, as instituições devem ainda cumprir com os protocolos sanitários dispostos no decreto.


  • As instituições devem definir calendário alternado em dias ou turnos, para atendimento presencial dos estudantes, em grupos, respeitado o distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras e definir capacidade máxima por sala de aula.
  • Além de manter os estudantes e professores em pequenos grupos fixos que não se misturem e escalonar os intervalos, uso dos banheiros, horário de merenda, início e término das aulas.
  • As escolas e faculdades devem ainda ter profissionais capacitados em treinamento ofertado pelas vigilâncias sanitárias municipais, com apoio da Vigilância em Saúde Estadual, para implantação dos protocolos sanitários nos estabelecimentos
  • Cada unidade de ensino deve ainda criar um comitê escolar com a função de promover ações de divulgação e fiscalização do protocolo sanitário.

Covid-19 no município

A cidade de Xapuri registrou até essa quarta-feira (18), 3.023 casos de Covid-19, segundo o Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Durante o período de pandemia, 31 pessoas morreram vítimas da doença no município.


De acordo com informações do portal de transparência do governo, Xapuri já vacinou 7.916 pessoas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, 3.133 com a segunda e outras 113 com dose única do imunizante.


O Acre já recebeu 842.183 doses de vacinas e foram aplicadas 596.005 doses na população até terça (17), data da última atualização. Das doses, 425.230 pessoas tomaram a primeira dose, 159.791 a segunda e 10.984 a dose única. Rio Branco aplicou 290,4 mil doses e Cruzeiro do Sul 76 mil.


Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.


Sair da versão mobile