O governo do Acre anunciou nesta terça-feira (10) a convocação de 78 aprovados no cadastro de reserva do concurso da Polícia Militar (PM-AC), realizado em 2017. Em março, o governador Gladson Cameli já havia convocado 200 aprovados nesse concurso.
Após essa convocação, um grupo de aprovados montou acampamento, no último dia 3, em frente à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). A manifestação envolve aprovados no cadastro reserva das polícias Civil e Militar.
O grupo que ficou de fora cobra o chamamento. Essa convocação do mês de março, inclusive, foi feita após outros protestos dos aprovados, que também montaram acampamento para pedir a convocação.
As equipes revezam para passar a noite no local como forma de pressionar o governo. Além disso, o grupo foi atacado por um morador de rua no fim de semana.
Nesta terça, em coletiva por videoconferência com representantes da Segurança Pública, o governador Gladson Cameli disse que os convocados vão iniciar o Curso de Formação de Soldados (CFSD) no mês de setembro. Ele destacou também que o governo deve fazer um novo chamamento até o fim do ano.
“O fortalecimento da Segurança Pública é um compromisso meu e tenho buscado colocar em prática desde o início da gestão. Já conseguimos avançar no combate à criminalidade e tenho certeza de que seguiremos neste mesmo propósito. Gostaria de deixar claro que esses concursos públicos, assim como a convocação do cadastro de reserva da PM, fazem parte dos nossos esforços de equilibrar as contas públicas e não colocar em risco a folha de pagamento dos servidores públicos”, afirmou o gestor.
Convocação
Em março, foram convocados 200 concursados, sendo 160 preenchidas por candidatos homens e as outras 40 por mulheres. Na época, com medo de perder o prazo, os candidatos acamparam em frente da Aleac e passaram seis dias em frente ao legislativo para cobrar do governo a convocação dos aprovados no cadastro de reserva da Polícia Militar. Os concursados suspenderam o ato após uma conversa com o governador, que prometeu a convocação.
Além de acampar em frente da Aleac, o grupo também fez outras ações para pedir a convocação ao governo. No início de outubro do ano passado, em vídeos divulgados nas redes sociais, familiares dos aprovados fizeram um apelo.
A convocação dos aprovados no certame consta nas promessas de governo de Gladson Cameli que o G1 acompanha anualmente.
Concurso da PM
O concurso da PM-AC foi lançado em março de 2017, com 250 vagas para o cargo de soldado combatente no nível médio e técnico.
A convocação dos aprovados de forma imediata foi uma das promessas de governo durante a campanha eleitoral do governador.
A validade do concurso da PM era de seis meses, a contar da divulgação do resultado final do certame que ocorreu em junho de 2018. Porém, o prazo foi prorrogado por mais dois anos no mesmo mês, menos de dez dias depois.
O concurso venceria em 2020, mas, devido à pandemia de Covid-19, uma lei, aprovada pelo governador em maio do ano passado, suspendeu os prazos de validade de concursos públicos já homologados e em fase de convocação dos aprovados no estado durante o período de calamidade.
O decreto que prorroga a situação de calamidade pública em todo o Acre venceu em dezembro do ano passado.