cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Rosa Weber rejeita pedido da PGR para investigar Bolsonaro após conclusão da CPI

Rosa Weber entende que os trabalhos da comissão parlamentar de inquérito no Senado não impedem a investigação sobre suspeita de prevaricação na compra de vacinas

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber negou, nesta quinta-feira, o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para não dar andamento às investigações contra o presidente Jair Bolsonaro, até a conclusão das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que apura os atos e omissões do governo federal na pandemia.


Na decisão, a ministra afirma que não há na Constituição qualquer motivo para suspensão temporária da investigação, em razão de o teor da denúncia ser correlato aos fatos que vem sendo apurados pela CPI.


O pedido de investigação foi apresentado pelo vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e outros senadores, após depoimentos de Luis Ricardo Miranda, servidor do Ministério da Saúde, e do irmão dele, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF). Os dois contam que teriam denunciado o acordo de compra superfaturada de vacinas a Bolsonaro, que teria afirmado que acionaria a Polícia Federal, o que não ocorreu.


Com a decisão de Rosa Weber, a PGR tem nova chance para se manifestar sobre a denúncia. “Determino a reabertura de vista dos autos à PGR para que, oportunizando-lhe nova manifestação nos limites de suas atribuições constitucionais, adote as providências que julgar cabíveis”, diz a ministra na decisão.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias