Pesquisar
Close this search box.
Weather Data Source: El tiempo a 25 días

Mais de 11,6 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegam ao Acre nesta terça-feira (20)

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do Ecos da Notícias.​

Acre recebeu, nesta terça-feira (20), mais doses de imunizantes contra a Covid-19 para seguir com o planejamento de vacinar a população contra a Covid-19. Foram enviados pelo Ministério da Saúde dois lotes de vacina para o estado, sendo 7,2 mil doses do Instituto Butantan, que produz a CoronaVac, e 4.460 doses da AstraZeneca/Fiocruz.


A coordenação do Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI) informou que os dois lotes serão usados para a segunda dose do público de comorbidades e grávidas e mulheres no pós-parto com e sem comorbidade.


Há previsão da chegada de mais dois lotes de vacinas, com mais de 130 mil doses, no estado acreano nesta quarta (21). Segundo a Saúde, essas remessas serão para a primeira dose.


O Ministério da Saúde encaminhou para o Acre, na sexta (16), 15.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz para imunização dos moradores.


A capital acreana liberou a vacina contra a Covid-19 nessa terça (20) para pessoas acima dos 23 anos. São 13 pontos de imunização das 8h às 16h na capital acreana.


Antecipação da segunda dose

Para agilizar o processo de imunização, o governo do Acre decidiu antecipar a aplicação da 2ª dose da AstraZeneca/Fiocruz. Normalmente, a 2ª dose é aplicada 90 dias após a primeira. Agora, com a mudança, quem tomou a 1ª dose há 45 dias já pode ir até um dos pontos de vacinação para concluir o esquema vacinal.


Conforme a coordenadora do Programa Nacional de Imunização no estado (PNI), Renata Quiles, o estado decidiu antecipar a aplicação da segunda dose temendo as novas variantes detectadas pelo mundo.


As vacinas utilizadas no combate da Covid-19, com exceção da vacina da Janssen, são aplicadas em duas doses. A imunização só é completa quando a pessoa toma as duas doses.


Segunda dose

  • CoronaVac

O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.


  • AstraZeneca

Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.


  • Pfizer

O ministério recomenda que a vacina seja http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrada em um intervalo de 12 semanas (três meses). Em nota técnica, a pasta informa que o intervalo maior foi recomendado com base em estudos feitos no Reino Unido – o país optou por aumentar o espaçamento no início da campanha de vacinação, por causa da escassez de doses.


Já a bula do fabricante diz que o imunizante deve ser aplicado em um “intervalo maior ou igual a 21 dias entre a primeira e a segunda dose”.


Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 482.380 doses de vacinas e foram aplicadas 433.201 até o domingo (18), sendo 322.953 da primeira dose, 102.349 da segunda e 7.899 dose única. Rio Branco aplicou 214.165 doses e Cruzeiro do Sul 51.043.


Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas notícias

Últimas Notícias