A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu uma nota técnica neste domingo (25) com orientações para as grávidas e mulheres com até 45 dias de pós-parto (puérperas) que receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19.
Conforme o documento, essas mulheres podem procurar as unidades de saúde aonde está ocorrendo vacinação para tomar a segunda dose, com a vacina da Pfizer. E, caso isso não seja possível por falta desse imunizante nas unidades, devem ser vacinadas com a CoronaVac.
A orientação segue autorização dada ainda nessa sexta-feira (23) pelo Ministério da Saúde.
Para receber a segunda dose com o imunizante de outro fabricante, a Sesacre destaca que é preciso a mulher levar a carteira de vacinação.
Anteriormente, a determinação do estado para os municípios, também seguindo orientação do ministério, era para que grávidas e puérperas completassem o esquema vacinal com o mesmo imunizante 45 dias após o parto.
De acordo com o ministério, até 10 de maio, mais de 15 mil grávidas foram vacinadas com o imunizante da AstraZeneca no Brasil. Em Rio Branco, segundo a Secretaria municipal de Saúde, foram 81 grávidas e 18 puérperas. A Sesacre não informou a quantidade de mulheres desse grupo que receberam a primeira dose da AstraZeneca.
Para as grávidas e puérperas que ainda não foram imunizadas, a orientação é que recebam apenas vacinas da CoronaVac ou Pfizer.
Suspensão da AstraZeneca para grávidas
A vacinação desse grupo foi suspensa inicialmente no dia 11 de maio após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a interrupção do uso da AstraZeneca/Fiocruz. No dia 13, a capital acreana ainda retomou a vacinação, mas dia 20 voltou a suspender somente para as que não têm comorbidades, seguindo nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde.
A suspensão ocorreu como medida de precaução, com base na indisponibilidade de estudos mais robustos relacionados à segurança de uso desta vacina para essa população.
Vacinação no Acre
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 686.170 doses de vacinas e foram aplicadas 442.500 até esse sábado (24), sendo 329.826 da primeira dose, 104.216 da segunda e 8.458 dose única. Rio Branco aplicou 217.065 doses e Cruzeiro do Sul 51.725.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.