Ícone do site Ecos da Noticia

Empresa coloca caminhoneiros no lugar de ciclistas para sentirem a sensação de uma carreta passar raspando

O setor logístico da Minalba, empresa de água mineral, decidiu realizar um treinamento diferente e colocar seus motoristas em uma bicicleta para eles sentirem a sensação de quando uma carreta passa raspando um ciclista.


De acordo com o Art. 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), motoristas de veículos automotores devem respeitar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros (1,5m) ao passar ou ultrapassar um ciclista.


No entanto, muitos motoristas não respeitam essa distância mínima e acabam passando muito próximo às bicicletas, aumentando o risco de acidentes.


Diante disso, a Minalba realizou um treinamento com o objetivo de colocar o motorista de seus veículos no lugar do ciclista.


Em uma bicicleta ergométrica, os motoristas pedalavam enquanto uma carreta passava próximo a cerca de 30km/h.


O resultado, alguns sustos e uma experiência que certamente esses profissionais do volante não vão esquecer.


Empresa coloca caminhoneiros em bicicleta para sentirem a sensação quando uma carreta passa raspando

Uma empresa de transporte coletivo de San Luis, no México, realizou o mesmo testes com seus motoristas de ônibus:


Ciclista deve trafegar em que local?


Vale ressaltar que, de acordo com o CTB, em rodovias e vias públicas, os ciclistas devem trafegar no acostamento. Quando isso não for possível, devido à falta do mesmo, o ciclista pode utilizar as bordas da pista no mesmo sentido de circulação do trânsito e com preferência sobre os veículos automotores.


Seja no acostamento ou na borda da pista, todos os veículos devem respeitar a distância mínima de 1,5 metros em ultrapassagens.


Sair da versão mobile