Com um dia especial para homenagear as vítimas da Covid-19, a Diocese de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, lançou a programação no Novenário de Nossa Senhora da Glória, que celebra o dia da padroeira da cidade.
Com o tema “Nossa Senhora da Glória Mãe de Deus, Auxílio do Povo”, a programação começa no dia 5 de agosto com cerimônia de abertura e missa, seguida de uma live. Pelo segundo ano seguido, a Diocese suspendeu a procissão e o show de encerramento por causa da pandemia de Covid-19.
A programação ocorre entre os dias 5, com abertura, a 15 de agosto, dia do encerramento. Durante todos os dias haverá missas como parte da programação do Novenário com três celebrações, que ocorrem tanto na Catedral, como também on-line para alcançar os fiéis.
“Teremos missas até o dia 14, às 9h, às 15 e 18h30, todas na Catedral. E no dia 15, que é o dia da festa, vamos ter às 7h missa, às 15h a carreata e às 19h30 vamos ter a missa de encerramento e depois da missa, live”, contou o bispo bispo Dom Flávio Giovanale.
O bispo disse que os cuidados são para evitar aglomeração, mas mesmo assim mantém parte das tradições e levar os fiéis para mais próximo de Deus por meio da comunhão.
“Tudo aquilo que pode gerar aglomeração foi tirado. Então, não teremos procissão e o show final foi substituído pela live. A carreata que nesse ano vai ser de 16 quilômetros e vamos até o hospital de campanha”, acrescentou.
Além disso, foi incluído na programação um dia especial para homenagear as vítimas da Covid-19, com a montagem de um painel com fotografias das pessoas que morreram por complicações da doença.
“Uma novidade é que no dia 9 de agosto vamos ter o dia de lembrança das vítimas de Covid-19, falecidas neste ano. Vamos fazer uma lembrança, então, vai ter um painel para quem desejar colocar a foto do seu ente querido, mesmo que não seja católico porque não puderam se despedir, foram enterrados às pressas e vamos ter uma noite de saudade e lembrança”, explicou.