posto village ezgif.com gif to avif converter

Acre recebe mais de 15,7 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira (16)

O Ministério da Saúde enviou, nesta sexta-feira (16), mais um lote da vacina AstraZeneca/Fiocruz para imunização dos moradores do Acre contra a Covid-19. A remessa trouxe um total de 15.750 doses do imunizante e desembarcou no Aeroporto de Rio Branco.


Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre), esse é 31º lote de vacinas enviado para o estado acreano. A coordenação do Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI) confirmou para a Rádio CBN Rio Branco que todo o lote vai ser usado na primeira dose.


Com isso, a capital acreana deve retomar a aplicação da primeira dose da vacina, que está suspensa desde a terça (13) por falta de imunizantes. Desde então, é aplica a primeira dose apenas para grávidas e mulheres no pós-parto e segunda dose em quem já tomou a primeira.


O Acre estava sem receber vacina desde o último dia 8, quando foram enviadas duas remessas da CoronaVac e da Pfizer.


Antecipação da segunda dose

Para agilizar o processo de imunização, o governo do Acre decidiu antecipar a aplicação da 2ª dose da AstraZeneca/Fiocruz. Normalmente, a 2ª dose é aplicada 90 dias após a primeira. Agora, com a mudança, quem tomou a 1ª dose há 45 dias já pode ir até um dos pontos de vacinação para concluir o esquema vacinal.


Conforme a coordenadora do Programa Nacional de Imunização no estado (PNI), Renata Quiles, o estado decidiu antecipar a aplicação da segunda dose temendo as novas variantes detectadas pelo mundo.


As vacinas utilizadas no combate da Covid-19, com exceção da vacina da Janssen, são aplicadas em duas doses. A imunização só é completa quando a pessoa toma as duas doses.


Doses chegam para reforçar o processo de imunização da população acreana — Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre

Doses chegam para reforçar o processo de imunização da população acreana — Foto: Reprodução Rede Amazônica Acre


Segunda dose

  • CoronaVac

O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.


  • AstraZeneca

Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.


  • Pfizer

O ministério recomenda que a vacina seja http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrada em um intervalo de 12 semanas (três meses). Em nota técnica, a pasta informa que o intervalo maior foi recomendado com base em estudos feitos no Reino Unido – o país optou por aumentar o espaçamento no início da campanha de vacinação, por causa da escassez de doses.


Já a bula do fabricante diz que o imunizante deve ser aplicado em um “intervalo maior ou igual a 21 dias entre a primeira e a segunda dose”.


Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 482.380 doses de vacinas e foram aplicadas 429.934 até este sexta (16), sendo 321.564 da primeira dose e 100.732 da segunda. Rio Branco aplicou 213.630 doses e Cruzeiro do Sul 50.896.


Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias