Pesquisar
Close this search box.
970x250

Acre aguarda nota técnica para definir normas de vacinação de bancários e profissionais dos Correios

O Acre aguarda o envio de uma nota técnica do Ministério da Saúde para definir as normas de vacinação contra a Covid-19 de bancários e profissionais dos Correios, segundo informou a coordenadora estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Renata Quiles, ao G1nesta quarta-feira (7).


O anúncio de que os profissionais seriam incluídos no grupo prioritário da vacinação foi feito na noite dessa terça-feira (6) pelo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.


Atualmente, conforme pactuação na Comissão Intergestores Bipartite do estado (CIB-AC), o estado do Acre segue vacinando a população geral por idade.


“Até o momento, o estado não recebeu nenhum documento oficial do Ministério da Saúde referente à inclusão deste grupo. Nós temos que aguardar, primeiro, o envio do informe oficial do Ministério, segundo a disponibilização de doses, e terceiro, o estado do Acre tem uma pactuação em CIB com os 22 gestores municipais e o gestor estadual, de que a vacinação se daria exclusivamente por faixa etária”, afirmou a coordenadora.


Rio Branco

No caso da capital, a vacinação contra a Covid-19 está sendo feita em pessoas de 29 anos ou mais. Além disso, Rio Branco conta com apenas um grupo prioritário, o de gestantes e mulheres no período pós-parto.


Nesta quarta, estão abertos cinco pontos de aplicação da primeira e segunda dose, das 8h às 16. Grávidas e mulheres no pós-parto podem receber a vacina na Urap Ary Rodrigues, no bairro Seis de Agosto, também das 8h às 16h.


Com o avanço da faixa etária na vacinação, o secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, acredita que a maioria dos profissionais de bancos e Correios já tenha sido imunizada com a vacina contra o novo coronavírus. No entanto, ele afirmou que aguarda o envio de uma nota técnica pelo Ministério da Saúde para a definição de normas.


“Os bancários e funcionários dos Correios estão quase todos vacinados pelo extrato de idade. Precisa acontecer duas coisas para podermos vacinar esse público, que é o Ministério emitir uma nota técnica, incluindo esses profissionais no grupo prioritário, e enviar vacina para esse grupo. Na hora que isso acontecer, a gente faz a vacinação deles”, afirmou o secretário.


Cruzeiro do Sul

Assim como na capital, a segunda maior cidade do Acre ainda não tem data prevista para iniciar a vacinação de bancários e funcionários dos Correios. Conforme a subsecretária de saúde do município, Valéria Lima, esses profissionais já devem estar todos vacinados, por conta da idade.


Cruzeiro do Sul já vacina pessoas com idade a partir dos 22 anos. No entanto, nesta quarta, por conta do número reduzido de doses em estoque no município, a vacinação ocorre somente na zona rural. Nos 14 postos de saúde da zona urbana, está sendo aplicada somente segunda dose.


“Eles já foram vacinados aqui, e chegando mais doses para a gente, pretendemos avançar para a imunização das pessoas a partir de 18 anos, que é o limite até agora”, disse Valéria.


Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 482.380 doses de vacinas e foram aplicadas 378.594 até esta terça (6), sendo 287.296 da primeira dose e 88.795 da segunda. Rio Branco aplicou 189.528 doses e Cruzeiro do Sul 46.657.


Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
(ac) banner ofertas quarta e quinta atacele 28 e 29 de agosto

Últimas Notícias