A Saúde do Acre recebeu, na tarde desta quarta-feira (21), mais dois lotes de vacinas para imunizar a população contra a Covid-19. São ao todo mais de 130 mil doses da Pfizer e AstraZeneca/Fiocruz trazidas em um voo comercial. Esse é o maior carregamento de imunizantes enviado pelo Ministério da Saúde para o estado acreano desde que iniciou o processo de vacinação no Brasil, no mês de janeiro.
São 113.490 doses da Pfizer e 17.250 da AstraZeneca/Fiocruz. O Programa Nacional de Imunização no Acre (PNI) informou à Rede Amazônica Acre, nessa terça (20), que os dois lotes vão ser usados na aplicação da primeira dose da vacina.
Essas doses devem ser divididas proporcionalmente entre os municípios do estado. À Rede Amazônica Acre, a secretária de Saúde do Acre, Paula Mariano, destacou que entre essa terça e quarta o estado recebeu mais de 140 mil doses de imunizantes. Com esse quantitativo, ela disse que alguns municípios conseguem atingir 100% do público.
Nessa terça (20) chegou um carregamento ao estado acreano com 7,2 mil doses da CoronaVac e 4.460 doses da AstraZeneca. Os dois lotes foram separados para a segunda dose do público que tem comorbidades, grávidas e mulheres no pós-parto com e sem comorbidades, segundo o PNI.
“Outros não, até por conta da logística. Não da logística de chegada do imunizante, mas da logística da chegada até a população. Dependemos da população, pedimos que a população procure, temos a vacina agora, estamos chegando com esse imunizante em todo estado, só que precisamos que a população procura para que a gente saia o quanto antes dessa pandemia”, pediu.
Paula Mariano acrescentou ainda que logo que a Saúde soube que iria chegar esse quantitativo de doses se reuniu com os secretários dos municípios para organizarem ações de vacinação. Em Rio Branco, ela diz que vai ser feita a caravana da imunização.
“Vamos iniciar também, já estava em conversa com o secretário Frank Lima, nossa caravana aqui em Rio Branco. Não poderemos, infelizmente, fazer em frente ao Palácio por conta da Pfizer tem que ser aplicada em um lugar com ar-condicionado. Não faremos lá, mas estamos vendo um lugar no Centro para iniciar nossa ação na sexta [23] ainda”, concluiu.
Com a chegada dos imunizantes, a expectativa é de que a capital acreana volte a disponibilizar a primeira doses para o público acima dos 23 anos. A vacinação para esse público foi suspensa na terça, após o município ficar sem doses. Apenas a segunda dose foi aplicada nas unidades de saúde nesta quarta.
Lotes foram levados para o PNI para serem distribuídos para os municípios acreanos — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre
Antecipação da segunda dose
Para agilizar o processo de imunização, o governo do Acre decidiu antecipar a aplicação da 2ª dose da AstraZeneca. Normalmente, a 2ª dose é aplicada 90 dias após a primeira. Agora, com a mudança, quem tomou a 1ª dose há 45 dias já pode ir até um dos pontos de vacinação para concluir o esquema vacinal.
Conforme a coordenadora do PNI, Renata Quiles, o estado decidiu antecipar a aplicação da segunda dose temendo as novas variantes detectadas pelo mundo.
As vacinas utilizadas no combate da Covid, com exceção da vacina da Janssen, são aplicadas em duas doses. A imunização só é completa quando a pessoa toma as duas doses.
Segunda dose
- CoronaVac
O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.
- AstraZeneca
Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.
- Pfizer
O ministério recomenda que a vacina seja http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrada em um intervalo de 12 semanas (três meses). Em nota técnica, a pasta informa que o intervalo maior foi recomendado com base em estudos feitos no Reino Unido – o país optou por aumentar o espaçamento no início da campanha de vacinação, por causa da escassez de doses.
Já a bula do fabricante diz que o imunizante deve ser aplicado em um “intervalo maior ou igual a 21 dias entre a primeira e a segunda dose”.
Vacinação no Acre
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 686.170 doses de vacinas e foram aplicadas 442.500 até esta terça (20), sendo 329.826 da primeira dose, 104.216 da segunda e 8.458 dose única. Rio Branco aplicou 217.065 doses e Cruzeiro do Sul 51.725.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.