Nesta terça feira (1), durante seu julgamento em Minsk , o preso político belarusso, Stepan Latipov golpeou a própria garganta com uma caneta , após gritar que a polícia ameaçara perseguir sua família e seus vizinhos se ele não se declarasse culpado. Latipov é um dos 443 presos políticos mapeados por um consórcio de entidades de direitos civis na Belarus. As informações são da Folha de S. Paulo .
Vídeos do incidente e áudios de seu protesto foram postados em vários canais de informação belarussos.
MEDICAL WORKERS ARRIVED IN A COURTROOM. LATYPAU LOST CONSCIOUSNESS – THE GUARDS COULDN’T IMMEDIATELY OPEN THE CAGE’S DOOR (WHY WAS HE HELD IN A CAGE AT ALL?). HIS FATHER SAYS HE’S BEEN IN A PUNISHMENT CELL SINCE APRIL. SCIAPAN PREVIOUSLY MENTIONED THAT HE WAS THREATENED PIC.TWITTER.COM/UK08N4BULQ
— HANNA LIUBAKOVA (@HANNALIUBAKOVA) JUNE 1, 2021
Segundo relatos, no intervalo do julgamento, Latipov teria tirado a caneta do meio de uma pilha de papeis. Ele sangrou durante minutos até que os policiais conseguissem abrir a cela em que réus são colocados durante os julgamentos na Belarus . Levado a um hospital, estava em cirurgia na tarde desta terça. Não houve comunicados oficiais sobre o incidente.
Latipov foi detido em 15 de setembro de 2020, quando tentava repintar um mural que mostrava os “DJs da mudança” —também presos pelo regime depois de tocarem a canção russa “Mudanças”, que se tornou um dos hinos dos antiditadura .