RockYou2021: ação hacker expõe cerca de 8,4 bilhões de senhas

Um arquivo de 100GB compartilhado em um fórum hacker na deep web expôs cerca de 8,4 bilhões de senhas do mundo inteiro. Segundo o portal especializado Cyber News, a ação pode ter sido a maior da história em relação a vazamento de passwords e senhas privadas.


Sob o pseudônimo de RockYou2021, o vazamento compartilhou dados do mundo inteiro de senhas sem espaço que continham de seis a 20 caracteres. Ainda não existem informações específicas, mas o RockYou2021 pode fazer referência ao RockYou, que vazou 32 milhões de senhas ainda em 2009.


A ação do RockYou2021, entretanto, se aproxima mais — em proporções — ao Compilation of Many Breaches (COMB), vazamento que reuniu 3,2 bilhões de senhas ainda em fevereiro deste ano.


Considerando que em todo o planeta, cerca de 4,7 bilhões de pessoas têm acesso ao meio on-line ao ponto de criar e fazer a manutenção de senhas e passwords de acesso, o número do RockYou2021 indica uma possível compilação de dados vazados em outras ocasiões. Desta forma, os hackers têm, em apenas um documento, um arsenal de senhas gigantesco, o que pode potencializar ataques virtuais.


Cyber News alerta também que com dados como nome de usuário e endereço de e-mails, os hackers podem ter acesso a várias plataformas, já que as pessoas tendem a usar a mesma senha para diferentes aplicativos e sites.


Maior segurança

Tendo em vista o alto número de dados vazados, o Cyber News apresentou alguns passos para quem quiser uma maior segurança no meio virtual.


  • Cuidado com e-mails que tenham a cara de spam (publicidades, promessas mirabolantes, ou endereços que você não conheça); cuidado com mensagens de texto (ou por aplicativos de mensagem) que são de remetentes desconhecidos. Não clique em nada que pareça suspeito.
  • Não compartilhe informações pessoais de forma indiscriminada em meios virtuais.
  • Em todo aplicativo possível, use a verificação em duas etapas.
  • Se perceber que alguma senha sua foi comprometida, altere-a. Lembrando sempre de evitar datas de aniversário, sequências ou nomes familiares.

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias