O pesquisador metodológico Davi Friale prevê o mês de junho com fortes incursões de ar polar, principalmente na segunda quinzena.
Segundo ele, de um modo geral, as temperaturas médias deverão ficar situadas levemente abaixo da média climatológica para este mês.
“É o mês das fortes incursões de ar polar, que provocam queda brusca e acentuada da temperatura no Acre e em outras áreas da Amazônia Ocidental. Neste mês, já foram registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia, por diversas vezes, temperaturas inferiores a 9ºC, em Rio Branco”, lembra
Chuvas de junho
As chuvas diminuem ainda mais em todo o estado do Acre. Em Rio Branco, elas são cerca de 30% a menos do que no mês anterior, enquanto na cidade de Tarauacá, em junho, chove menos da metade do que em maio, informa o pesquisador.
Neste mês, chove pouco no leste e no sul do estado (regiões de Rio Branco e Brasileia. Já, no oeste acreano (vale do Juruá), chove cerca de três vezes mais do que na capital do Acre. Na cidade de Tarauacá, chove, praticamente, o dobro do que em Rio Branco, neste mês.