A fila de pessoas a partir dos 30 anos em busca da primeira dose da vacina contra a Covid-19 dava voltas na Praça Orleir Cameli, em frente a Catedral, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, na tarde desta quarta-feira (23). O Arraial da Vacinação começou às 16h e segue até às 22h.
O maior município do Vale do Juruá criou o movimento ‘Trintou na vacinação de São João’ para atrair a população a partir dos 30 anos. Para receber a dose contra a Covid, basta apresentar a carteira de vacinação, RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de endereço.
Uma equipe da Rede Amazônica Acre esteve no local e mostrou a movimentação. Um vídeo gravado no local mostra que a extensão da fila.
O professor e jornalista Eliel Mesquista, de 34 anos, garantiu um lugar na fila e estava ansioso para tomar a vacina. Ele disse que se sente grato pela oportunidade e relembrou que muita gente morreu vítima da Covid sem conseguir se imunizar.
“Estou gratificado por esse momento. Peço que Deus coloque consciência na cabeça de nosso presidente e leve esse momento mais sério. Estou achando o trabalho das equipes municipais e estaduais ágil, rápido e Cruzeiro do Sul está saindo na frente de muita cidade do Brasil”, acrescentou.
Além do público a partir dos 30, a saúde do município também continua com a a aplicação da segunda dose da vacina, no teatro dos Náuas. As mulheres grávidas e no pós-parto não contam com um ponto específico de vacinação nesta quarta, porém, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que aqueles que comparecerem no mutirão, vão ser vacinadas.
Data importante
O secretário municipal de saúde, Agnaldo Lima, disse que o evento foi montado também para comemorar a vacinação na cidade. Lima contou que mais de 200 servidores da saúde estão presentes na ação para atender o público
“O ato de se vacinar é importante, de salvar vidas. O que nos deixa mais alegre é que nossa população aderiu ao nosso chamado, aderiu a importância de tomar a vacina e quando a gente ver a população no ato é porque entendeu a importância de tomar a vacina”, frisou.
O secretário frisou que a hora de realização do evento foi escolhido de forma estratégica para alcançar as pessoas que passam o dia trabalhando. A expectativa é vacinar até 4 mil pessoas no arraial.
“É um horário para que não exista mais desculpas: ‘não consegui ir porque trabalho o dia todo. Não fui porque trabalho à noite’. Nossa estratégia é aproveitar o final de tarde e início da noite”, concluiu.
Vacinação no Acre
De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 436.360 doses de vacinas e foram aplicadas 286.462 até esta quarta-feira (23), data da última atualização, sendo 218.956 primeira dose e 67.506 da segunda. Rio Branco aplicou 143.873 doses e Cruzeiro do Sul 33.424.
Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.