O que Aristóteles, Nietzsche e Platão têm a ver com as histórias em quadrinhos? O que os super-heróis têm a ver com a filosofia? O ícone da leitura pop não é tão inocente como parece. Além de divertir e entreter o leitor, as histórias em quadrinhos expõem, de forma perspicaz, questões referentes à ética e à moral que todo ser “normal” enfrenta no dia a dia.
Definições de bem e mal, humanidade, justiça; ideologia, linguagem do herói e dos vilões; amor e amizade; jornada do herói todos esses são assuntos recorrentes nos quadrinhos e que serão abordados nos quatro dias de oficina que acontecerá no período de 01 à 04 de junho, das 08h às 11h15min, na Usina de Arte João Donato.
A oficina é um dos projetos aprovados no Edital 001/2020-Formação, organizado pela Fundação Elias Mansur e financiado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. A proposta pretende apresentar conceitos filosóficos que favoreçam a construção de personagens e enredos; despertar capacidades de leitura intersemiótica (ler e relacionar imagem e texto) das histórias em quadrinhos, visando uma melhor compreensão e interpretação das narrativas; debater a importância de se compreender os processos que fundamentam a construção de personagens e seus propósitos, e ainda trazer algumas técnicas de desenho para o desenvolvimento estéticos de personagens.
O conteúdo será ministrado pelos professores de filosofia Renis Ramos (especialista em Filosofia e Neuroeducação) e Lorran Nery (técnico em Artes visuais, Ilustração ao Universo das Histórias em Quadrinhos e Direção de arte).
A inscrição é gratuita e vai até o dia 28 de maio, feita exclusivamente pelo link https://forms.gle/uTrqnygFMC7mjriy5. Vagas limitadas.
Para mais informações acessar o link de inscrição ou entrar em contato pelo e-mail [email protected].
FICHA TÉCNICA COMPLETA
Ministrantes: Renis Ramos e Lorran Nery
Produção: Iris Almeida
Designer Gráfico: Renis Ramos
Fotografia: Ramon Aquim