Fantasiado de jacaré, estudante do Acre é vacinado contra Covid-19: ‘uma piada e crítica’

Foto: Walef Bandeira: Arquivo pessoal

O estudante de ciências biológicas Gabriel de Lima, 20 anos, foi fantasiado de jacaré tomar a primeira dose da vacina conta a covid-19. O jovem queria que o momento fosse marcante e por isso decidiu usar o adereço, quando foi até a Urap Roney Meireles, em Rio Branco, nessa segunda-feira (10).


O estudante tomou a vacina por causa de uma deficiência auditiva, o que permitiu a ele entrar no grupo da imunização por comorbidades. A primeira etapa de imunização de pessoas com comorbidades começou em Rio Branco, no dia 3 de maio. Segundo o Ministério da Saúde, o estudante se enquadra no grupo de deficiência permanente.


Ao G1, Lima disse que queria brincar e tirar risos das pessoas, mas que o ato também foi uma ironia a um comentário do presidente da República, Jair Bolsonaro, em dezembro de 2020, sobre a vacina da Pfizer. O contrato avisava que a fabricante não se responsabilizaria por qualquer efeito colateral: “Se você virar um chi… virar um jacaré, é problema de você, pô”, declarou o presidente na época.


“Vi em outros lugares do Brasil algumas pessoas que foram fantasiadas de jacaré e como tinha a fantasia guardada desde o trote do ano passado quando entrei no curso. Lembrei que poderia fazer uma piada e ao mesmo tempo uma crítica também e usei a fantasia”, contou.


O estudante contou que as pessoas ficavam olhando e no momento alguns riam e ele disse que objetivo foi alcançado ao fazer as pessoas rirem.


“A gente está em um momento de pandemia pesada e achei legal fazer a brincadeira para todo mundo rir. Mas, estou em paz”, brincou sobre a possibilidade de virar jacaré.


Além disso, ele incentiva as pessoas que estiverem enquadradas nos grupos prioritários e que procurem os pontos de vacinação.


“A vacina funciona sim. É importante que todo mundo tome a vacina. Mesmo que tenha feito isso em tom de brincadeira, é importante que as pessoas tomem a vacina para a gente ver reduzir os números de casos dessa pandemia”, concluiu.


Vacinação no Acre

De acordo com informações do portal de transparência do governo, o Acre recebeu 234.910 doses de vacinas e foram aplicadas 137.957 até o domingo (9), data da última atualização, sendo 98.883 da primeira dose e 39.074 da segunda. Rio Branco aplicou 62.794 doses e Cruzeiro do Sul 13.977.


Segundo o governo, o número de doses aplicadas que consta no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias