Após apresentar uma redução na procura por atendimento e consequentemente de internações de pessoas com sintomas da Covid-19, o hospital de campanha de Rio Branco, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into), liberou a visita a pacientes internados nas enfermarias da unidade, de forma restrita e por meio de agendamento.
O diretor do Into, o médico Osvaldo Leal, disse que a medida tem efeito terapêutico e colabora na recuperação dos pacientes. Além disso, ele explica que desde fevereiro, as visitas eram permitidas para pacientes que estavam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e agora pode ser ampliada para as enfermarias.
“No momento que estamos vivendo, com a diminuição da taxa de ocupação, hoje, inferior a 50%, nos permitiu adotar essa medida no Hcamp. E, é isso que estamos fazendo, desde a semana passada, estamos autorizando a visita de familiares de pacientes, seguindo procedimento de agendamento prévio com o serviço social”, afirma.
As visitas ocorrem entre a terça e a quinta-feira, no período da tarde, e é permitida até cinco visitas por turno de apenas um familiar por leito.
Veja como deve ser feito o agendamento:
- O familiar deve fazer a solicitação de forma presencial junto ao serviço social do Into;
- Depois aguarda a resposta com indicação do dia e horário da visita;
- O familiar recebe a paramentação e orientação de medidas sanitárias para que não haja risco de contágio para poder fazer a visita.
“Lembrando que no Hcamp, independente das visitas que começam a ser realizadas com mais frequência, temos outras estratégias de comunicação com os familiares, as chamadas por telefone, as videochamadas, a presença dos pacientes que estão em melhor condições de saúde no solário, no espaço terapêutico do Into, onde os familiares podem entrar em contato direto com seus pacientes”, reforça.
O diretor pontua que essa medida se soma a outras já tomadas e melhoram ainda mais o contato dos pacientes com seus familiares. Desde julho do ano passado o hospital tinha liberado as visitas à distância e promovia breves encontros durante o banho de sol de pacientes que apresentavam quadros mais leves da doença.
“É um medida terapêutica também muito importante, na medida em que reforçam os cuidados, informam das notícias de casa, recomendam os cuidados e o tratamento, reforçam também a necessidade de que eles se cuidam, então tem um efeito terapêutico muito importante”, conclui.
Audiência Pública
No final do ano passado, por conta de reclamações de familiares de pacientes internados no Into com Covid-19 sobre dificuldades de receber informações atualizadas sobre o quadro clínico dos mesmos, uma audiência pública debateu o assunto na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).
A direção da época disse que a unidade, desde que foi implantada, passou por várias adaptações nos protocolos de atendimento justamente para melhorar. Entre as mudanças estava a que os pacientes em condições de andar e falar pudessem usar um telefone da unidade para ligar para a família diariamente.
Covid-19 no Acre
O Acre registrou até essa terça-feira (11), 79.510 casos da doença e chegou a 1.599 mortes, segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).
Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 61 estão ocupados. Com isso, a taxa de ocupação dos leitos se manteve em 58%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.