O Android 12 foi revelado nesta terça-feira (18), durante o evento virtual Google I/O. O primeiro beta do novo Android chega com mudanças no visual do sistema e pequenas melhorias de privacidade que podem passar despercebidas pelo usuário.
O sucessor do Android 11 também introduz novas formas de ativar a Google Assistente com o botão liga/desliga do smartphone.
Hoje é disponibilizada a primeira versão beta do novo Android para os celulares Google Pixel.
A empresa costuma trabalhar com quatro edições de testes — que são instáveis, mas seguras para instalar no smartphone —, e a versão final do Android 12 deve ser liberada para download em meados de setembro.
Assim como o Android 11, o sucessor Android 12 segue trazendo mudanças mais discretas ao sistema do Google. A maior transformação da vez está na nova interface do SO, que uniformiza o visual do Android com figuras mais arredondadas.
Entre as alterações há novos controles de volume, Wi-Fi e Bluetooth, e os widgets de hora, clima e músicas foram renovados.
A proposta é uniformizar o sistema por completo segundo as diretrizes do Material Design, padrão de visual do Google.
A mudança de interface é radical ao permitir que usuários personalizem as cores do sistema com a nova ideia do “Material You”, que enfatiza as opções de customização de cada pessoa.
Outra configuração de visual do Android 12 consiste em trocar a tonalidade da interface do celular de acordo com a foto configurada como papel de parede. A personalização chega inicialmente ao Google Pixel.
A empresa também chama atenção para animações mais fluidas no sistema, que não pesam no processamento do celular por serem mais eficientes. Outra mudança está no uso da Google Assistente.
Ela pode ser ativada pelo clássico “Ok, Google” ou pressionando o botão de home do celular. Agora também é possível chamá-la apertando o botão de liga/desliga.
A Assistente agora funciona enquanto o usuário está longe do smartphone. Ela pode responder comandos como escutar música, mandar mensagens ou ligar para alguém mesmo quando o celular está bloqueado. Para usar essa configuração, ela deve ser ativada nos ajustes da Google Assistente.
Mais privacidade no Android
O Android 12 promete mais segurança aos dados do usuário com uma seção de privacidade em que é possível conferir uma linha do tempo com os aplicativos que tiveram acesso à câmera ou microfone do smartphone. A página também traz a opção de revogar acessos caso assim deseje.
O sistema também traz uma função “inspirada” no iOS 14 que avisa quando um app está acessando o microfone e/ou câmera.
Os indicadores consistem em um ícone do objeto que é exibido no canto superior direito do celular, e podem ser desativados para todos os aplicativos a partir da central de notificações do Android.
Também é possível escolher enviar uma localização aproximada para aplicativos. A opção é exibida ao acessar um serviço que requer o lugar do usuário.
O aviso aparece junto às opções de quando compartilhar tal dado com o aplicativo: durante o uso, apenas uma vez ou nunca.
Aviso de localização aproximada no Android 12 — Foto: Divulgação/Google
Novidades do Wear OS
O sistema do Google para smartwatches muda com uma parceria com a Samsung. A fabricante sul-coreana, que possui o próprio SO Tizen, traz junto com a empresa americana melhorias de performance e bateria para wearables com o novo sistema.
Entre as mudanças mais visíveis para os usuários, estão a personalização da página inicial do device e atalhos para funções importantes, o que facilita o processo para revezar o acesso de aplicativos.
Outros anúncios do Google I/O
O evento também revelou uma nova ferramenta de colaboração para textos, apresentações e planilhas no Google Drive. Chamada “Smart Canvas”, ela integra o Google Meet à suíte de programas do Google para facilitar o trabalho em grupo.
No campo de segurança, o gerenciador de senhas da empresa ganhou melhorias, como a opção de trocar uma senha comprometida direto pelo app do Google.
Os usuários agora ganham maior poder sobre sua privacidade com a opção de apagar todas as buscas recentes feitas na pesquisa do Google.
O Google Maps também teve aprimoramentos para sugerir rotas mais seguras e, em privacidade, agora avisa quando o histórico de localização está ativado para maior transparência.
O recurso de “live view”, que usa realidade aumentada para guiar pessoas em mapas, está sendo expandido para mais lugares, como aeroportos, e a inteligência artificial (IA) do Maps recebeu melhorias para sugerir lugares personalizados de acordo com a atividade dos usuários.
O Google Fotos ganhou a função esperada de álbum com senha para proteger imagens na nuvem do Google, além de novas Recordações para recuperar fotos antigas no aplicativo.
O uso de IA também está presente com a opção de dar vida a fotos parecidas e de selecionar imagens com padrões visuais semelhantes.