Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias lotaram a galeria da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, na sessão da última quinta-feira (13), para acompanhar a votação do Projeto de Lei do Executivo que concedeu aumento salarial às categorias, apreciado e aprovado com bastante rapidez pelas diversas comissões e por unanimidade no plenário.
A luta dos servidores municipais, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac), Sindicato dos Agentes de Saúde, Endemias do Acre, Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias do Vale do Juruá (Sindsaúde Juruá) teve início ainda em 2014
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e os agentes de endemias passaram o ano de 2020 sem reajuste para a categoria. Vinham recebendo apenas R$1.250 como salário base. Nas negociações, ficou definido com representantes dos setores jurídico e financeiro da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, que os agentes passariam a receber o salário base de R$ 1.550 reais.
A decisão, tomada por determinação do prefeito Zequinha Lima, beneficia 179 agentes comunitários de saúde e 150 agentes de endemias, um total de 305 trabalhadores e suas famílias. O papel dos agentes de saúde foi enfatizado nesta pandemia, sendo os responsáveis por fornecer os indicadores de saúde da população de Cruzeiro do Sul, com o qual são definidos os recursos federais.
Depois do Projeto de Lei do Executivo ter sido encaminhado à Câmara Municipal os representantes das categorias destacaram a celeridade dada pelos vereadores na análise e aprovação nas comissões e no plenário por unanimidade regularizando definitivamente a questão salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias do município.
“Queremos agradecer ao presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney que entendeu a necessidade da classe e agilizou a tramitação do projeto e aprovação do projeto nas comissões da Câmara e em seguida colocado em votação e aprovado por unanimidade”, agradeceu a Adauto Sampaio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintesac).
O presidente do Sintesac agradeceu também ao prefeito Zequinha Lima que compreendeu a necessidade dos trabalhadores da saúde municipal ao enviar o Projeto de Lei à Câmara Municipal. “Essa sensibilidade do prefeito precisa ser reconhecida porque essa é uma luta e anseio da classe de vários anos que foi atendida rapidamente pelo Executivo municipal”, disse.
A presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias do Acre, Zuila Lima, lembra que a luta dos servidores da saúde do município pelo aumento salarial se arrastava desde o ano de 2014 ao ressaltar o importante apoio do vereador Gilmar da Saúde, que representa a classe na Câmara Municipal e a decisão do prefeito Zequinha Lima que atendeu ao apelo da categoria.
“Estamos muito felizes, essa é uma grande vitória da nossa classe, estamos muito agradecidos a todos os vereadores e ao nosso vereador Gilmar da Saúde, que representa muito bem os agentes de Saúde e de Combate a Endemias e também nossa gratidão ao prefeito Zequinha Lima que agora cumpre a lei e melhora a condição de trabalho dos servidores”, disse.
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias do Vale do Juruá (Sindsaúde Juruá), Jairo, destacou a boa vontade do secretário Municipal de Saúde, Dr. Agnaldo Lima, que no primeiro mês da sua gestão recebeu os sindicatos representantes das classes e agilizou junto com o prefeito Zequinha Lima o projeto de Lei.
Jairo agradeceu também ao presidente da Câmara Municipal, vereador Franciney que agilizou a tramitação do projeto para garantir rapidez e a aprovação pelos 14 vereadores ao ressaltar também o apoio incondicional do vereador Gilmar da Saúde, representante das classes da saúde no parlamento municipal.
“É uma grande satisfação receber esse presente da Câmara Municipal que agilizou e aprovou de forma rápida e por unanimidade o Projeto de Lei do Executivo que está no seu quarto mês à frente da Prefeitura de Cruzeiro do Sul e também ao secretário Municipal de Saúde, Dr. Agnaldo Lima, que entendeu a necessidade e garantiu o apoio dos servidores”, agradeceu.