Pesquisar
Close this search box.
banner ac4h

Vídeo mostra marinheiros de submarino indonésio cantando música de despedida

Gravação em homenagem a um ex-comandante foi feita semanas antes de a embarcação naufragar em Bali; todos os 53 marinheiros a bordo morreram

Um vídeo divulgado pelas autoridades da Indonésia mostra a tripulação do submarino que naufragou em Bali cantando uma música de despedida semanas antes do acidente.


Na gravação, é possível ver parte dos 53 marinheiros a bordo entoando a canção “Sampai Jumpa”, que significa “Adeus” em tradução livre, como homenagem ao ex-comandante das forças submarinas indonésias.


“Não estou pronto para sentir sua falta, não estou pronto para deixá-lo”, diz a letra da música. “Te desejo o melhor”, continuam os tripulantes, com sorrisos estampados no rosto, durante a gravação.



O vídeo foi gravado como mensagem de despedida ao ex-comandante das forças submarinas indonésias, cujo sucessor assumiu o cargo no início de março, disse à AFP o porta-voz das forças armadas, Djawara Whimbo.


Autoridades da Indonésia anunciaram neste domingo (25) que encontraram o submarino desaparecido com todos os 53 membros da tripulação a bordo mortos.


Ele estava partido em três partes. O KRI Nanggala 402, fabricado na Alemanha em 1977, desapareceu na quarta-feira, quando solicitou autorização para submergir pela manhã.


Os destroços estavam localizados no fundo do mar perto da ilha de Bali, disseram o chefe militar da Indonésia, Hadi Tjahjanto, e o chefe do Estado-Maior da Marinha, Yudo Margono. Também foram encontrados objetos, entre eles coletes salva-vidas.


Segundo Margono, não há indícios de que a tripulação tenha tido culpa no acidente. Ele também negou que tenha havido um blecaute, culpando as “forças da natureza”.


O submarino estava participando de um exercício de torpedo em Bali na quarta-feira quando mergulhou e perdeu contato.


Navios de vários países ajudaram nos esforços de busca e resgate, incluindo Cingapura, Malásia e Estados Unidos, além de mais de uma dezena de helicópteros.


O incidente é o primeiro grande desastre com submarinos da Indonésia, que vem modernizando seu antigo equipamento militar nos últimos anos.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
(ac) banner blitz economia atacale 19 julho

Últimas Notícias