Rio Branco tem filas após retomada da vacinação contra a Covid-19 e liberação para pessoas com 61 anos ou mais

A retomada da vacinação contra a Covid-19 em Rio Branco neste sábado (10) e a liberação para pessoas com 61 anos ou mais gerou filas e aglomeração nas unidades de saúde da capital. No drive-thru, a fila de espera de carros está formada ao longo da Avenida Nações Unidas que dá acesso ao antigo pátio do Detran-AC.


A vacinação da primeira dose estava suspensa desde o dia 1º abril. Além da primeira dose, as equipes de saúde também estão aplicando normalmente a segunda dose, conforme a data inserida na carteira de vacinação.


Nessa sexta-feira (9), o Acre recebeu o 12º lote de vacinas com 11.250 doses. Do total, 5 mil são da Coronavac, desenvolvida e distribuída pelo Instituto Butantan, e 6.250 são da Oxford-AstraZeneca. Segundo o Programa de Imunização do Estado (PNI), 5 mil doses vão ser usadas para aplicação da primeira dose e as demais serão utilizadas para a segunda.


A cuidadora de idosos Maria do Socorro da Silva Pinheiro disse que aguardava ansiosa chegar na faixa etária dela. “Parou na minha idade, fiquei tranquila e hoje deu certo. Não é preciso ter medo, venha tomar a vacina e ficar imune”, resumiu o momento.


Maria do Socorro foi uma das vacinadas contra a Covid-19 neste sábado (10) em Rio Branco — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

Maria do Socorro foi uma das vacinadas contra a Covid-19 neste sábado (10) em Rio Branco — Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre


Locais de vacinação

A primeira e segunda dose do imunizante (para quem já tomou a 1ª) estão sendo aplicadas neste sábado em cinco unidades de saúde da capital acreana e no drive-thru das 8h às 17h. Para receber o imunizante é preciso levar a carteira de vacinação, que vai comprovar que o idoso ou profissional de saúde já recebeu a primeira dose. Confira os locais de vacinação:


Drive thru

  • Pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas/ Em frente ao 7º BEC.
No drive-thru, fila se formou ao longo da rua que dá acesso ao antigo pátio do Detran-AC, em frente ao 7º BEC — Foto: Samio Araújo/Arquivo pessoal

No drive-thru, fila se formou ao longo da rua que dá acesso ao antigo pátio do Detran-AC, em frente ao 7º BEC — Foto: Samio Araújo/Arquivo pessoal


Unidades de saúde

  • Unidade de Referência de Atenção Primária Roney Meireles (Urap) – Conjunto Adalberto Sena;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Augusto Hidalgo de Lima – no bairro Palheral;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Eduardo Asmar, no Quinze;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Cláudia Vitorino – no bairro Taquari;
  • Unidade de Referência da Atenção Primária (Urap) Vila Ivonete – na Rua Antônio da Rocha Viana.

Pandemia e vacinação no Acre

De acordo com informações do PNI, o Acre recebeu 174.790 vacinas contra a Covid-19, um total de 111.850 na primeira dose e 62.940 da segunda.


O Acre confirmou nessa sexta (9) mais nove mortes pela Covid-19 e outros 494 novos casos de infecção por coronavírus. O número de infectados saiu de 72.403 para 72.897 e o total de mortes agora é de 1.334. Os hospitais atingiram a capacidade máxima no estado e sete pessoas aguardam na fila à espera de um leito de UTI.


Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 100 estão ocupados. A taxa de ocupação total teve uma leve queda e atingiu para 95%. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 85 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias