As doações de sangue no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) em Rio Branco caíram mais de 50% nos primeiros 15 dias de abril. Com isso, o estoque da unidade está quase sem bolsas de sangue disponíveis.
Para reforçar o estoque, o centro está fazendo um chamamento para incentivar a população a doar. Por semana, normalmente, comparecem 50 doadores na unidade. Porém, na última semana, esse número caiu para 20 doações.
“Tenho bolsas de sangue raros no estoque. Nossa preocupação não é com hemácias, mas plaquetas que tem validade de cinco dias. Precisamos de doação para produzir a plaqueta”, explicou Quésia Nogueira, enfermeira e coordenadora do setor de Captação do Hemoacre.
Ainda segundo Quésia, a quantidade disponível no estoque não é suficiente para atender, por exemplo, um paciente que precisa tomar uma bolsa de sangue a cada oito horas.
“Não tenho a quantidade disponível no estoque porque hoje à tarde [segunda,19] já teve saída. Quero convocar o pessoal a não esquecer de doar”, reforçou.
Campanha em maio
No mês de maio, quando é comemorado do Dia das Mães, a coordenadora contou que a unidade vai fazer uma campanha para incentivar a doação. As doadoras que forem mães vão ganhar brindes após a doação.
“Alguns parceiros se prontificaram a ajudar e vamos fazer sorteios para as mães que doarem em maio”, afirmou.