A Secretaria de Estado da Saúde do Acre (Sesacre) confirmou nesta terça-feira (20) que o estado já tem casos confirmados das novas variantes brasileiras da Covid-19, P1 e P2. Segundo a nota, o resultado das amostras foram recebidas pelo estado no último dia 14.
O material foi encaminhado ao laboratório Instituto Evandro Chagas (IEC) no dia 20 de março de 2021, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen-AC), com o objetivo de análise de sequenciamento genético para pesquisa da nova variante, seguindo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
“A escolha das amostras para o sequenciamento foi baseada na representatividade de todas as regiões geográficas do estado do Acre e foram provenientes de indivíduos com sintomas clínicos característicos, como dificuldade de respirar, muito cansaço, SRAG e/ou pneumonia. Assim, foi identificada a cocirculação de duas linhagens diferentes do SARS-CoV-2 no Acre (P.1 e P.2) ao longo do tempo, provavelmente vinculadas a múltiplos eventos de importações concomitantes com um alto número de infecções registradas no estado”, diz a nota.
Há dois casos na variante P1 e um caso com P2. Os casos são de Santa Rosa do Purus, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, no interior do estado.