Balseiros que estão presos nos pilares da Ponte Juscelino Kubitschek, em Rio Branco, conhecida como Ponte Metálica, que liga o Primeiro Distrito ao Segundo, estão sendo retirados. A ação está sendo executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre).
Os balseiros estão sendo retirados desde à semana passada, mas, devido à grande quantidade, ainda não há previsão para a conclusão do serviço.
De acordo com o governo, esse trabalho sempre é realizado entre os meses de novembro a abril, quando há a subida no nível das águas do Rio Acre. Nessa época, é comum que árvores caídas e que permanecem nas duas margens do manancial e seus afluentes sejam arrastadas pela força das águas.
Após a conclusão da retirada de entulhos da estrutura da Ponte Metálica, ainda de acordo com o governo, a equipe vai seguir para a Ponte Wanderley Dantas, onde também há o acúmulo de balseiros.
A retirada é uma atividade de preservação e prevenção, já que o acúmulo de entulhos presos nos pilares de sustentação impossibilitam o fluxo das águas, além de comprometer a estrutura das edificações.