Desmatamento no Acre em março é quase 5 vezes maior do que no ano passado, aponta Imazon

Mesmo sendo um dos menores estados com porcentagem de desmatamento dentro da Amazônia Legal, o Acre apresentou em março uma área desmatada quase cinco vezes maior do que a do ano passado neste mesmo período.


Dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) obtidos via Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) mostram que no mês passado o estado desmatou uma área de 14 km².


No mesmo mês no ano passado, essa área era de 3 km² – um aumento de 366% em um ano.


A Amazônia Legal, segundo os dados, teve 810 km² de seu território desmatado em março deste ano. O SAD monitora via satélite as áreas desmatadas na região. Dados revelam que houve aumento de 216% de desmatamento em relação ao mesmo mês no ano passado, quando o desmatamento somou 256 km², e a área desmatada representa o maior valor da série histórica dos últimos 10 anos referente ao mês de março.


O percentual de desmatamento por estado é o seguinte: Pará (35%), Mato Grosso (25%), Amazonas (12%), Rondônia (11%), Roraima (8%), Maranhão (6%), Acre (2%) e Tocantins (1%). O acumulado de janeiro a março em 2021 também apresenta recorde de desmatamento: o total desmatado é o maior da série de 10 anos, mais do que o dobro do registrado em 2020.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias