O jovem Jerdeson Oliveira, 24 anos, foi preso pela Polícia Civil nesta quinta-feira (1º) na Travessa da Lagoa, no bairro da Paz, em Rio Branco. De acordo com a polícia, o rapaz utilizava as redes sociais, mais precisamente o Facebook, para ostentar seus atos relacionados ao tráfico de drogas.
As investigações apontam que o “influenciador digital do crime” fazia inúmeras postagens no próprio perfil em alusão ao tráfico, glamourizando certos valores em dinheiro, que, segundo a polícia, pode ter sido adquirido com a traficância, e posse de entorpecentes.
Além disso, de acordo com a Polícia Civil, o rapaz incitava ao crime com postagens de músicas que faziam alusão a condutas criminosas e “personagens” do crime, como o palhaço, que é caracterizado no “mundo crime” como símbolo de “matadores de policiais”.
As postagens eram visualizadas pelos “seguidores” e “amigos” do rapaz, com direto à interação com o seu “público”, seja com comentários ou “reações”.
Em uma de suas postagens, ele chegou a apresentar ao público o processo de vigilância feito na rua onde mora, feito por meio de um sistema de vídeo monitoramento, instalado na casa localizada em frente a sua, utilizando entorpecentes.
“A prisão dele foi fruto de uma investigação que perdurou por meses. Ele foi monitorado em sua rua e, claro, nas redes sociais, onde ele ostensivamente fazia alusão às suas práticas delituosas, como postagens de dinheiro, possivelmente adquirido com o tráfico, uso de entorpecentes, incitação ao crime e demais atos ilícitos sem temer qualquer represália por parte dos órgãos de Segurança Pública e de Justiça”, destacou Igor Brito, delegado titular da delegacia do Tucumã.
O preso foi levado à delegacia para procedimento praxe e, em seguida, colocado à disposição da Justiça.