Informação foi confirmada pela assessoria do governo do Acre. Pacientes devem ser transferidos ainda neste domingo (14). Saúde espera apenas chegada de avião da Força Aérea Brasileira (FBA) para transportar doentes.
Seis pacientes com Covid-19 do Acre devem ser transferidos para Manaus (AM) após a saúde do estado acreano entrar em colapso. A informação foi confirmada neste domingo (14) pela assessoria do governo. No sábado (13), a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), de acordo com o governo do Acre, tinha disponibilizado dois leitos de UTI para pacientes acreanos.
Com isso, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) entrou em tratativas com 16 famílias do estado acreano para definir as transferências. A fila de espera por leitos clínicos contava com 12 pacientes e onze para leitos de UTI.
Ainda conforme a assessoria do governo acreano, as equipes estão finalizando as tratativas com a Saúde do Amazonas para a transferência dos pacientes, que deve ser feita em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB). A previsão é que a transferência ocorra ainda neste domingo, contudo, o horário ainda não foi confirmado.
No sábado (13), o boletim da Sesacre trouxe mais dez mortes pela Covid-19 e 623 novos casos de infecção pelo coronavírus. O número de infectados saltou de 61.709 para 62.332 nas últimas 24 horas e o de mortes chegou a 1.116 em todo o estado.
Em Rio Branco, o pronto-socorro e o Into-AC, onde funciona o maior hospital de campanha do estado, atingiram a lotação máxima nesse sábado. No PS, todos os 30 leitos de UTI estão ocupados e no Into os 50 leitos estão com pacientes. De acordo com o boletim de assistência, 13 pacientes aguardavam na fila por um leito de UTI e 5 por leitos de enfermaria.
*Transferência*
Em entrevista ao Jornal do Acre 1ª Edição no sábado (13), o diretor do hospital de campanha de Rio Branco, médico Osvaldo Leal, falou sobre a conversa feita com pacientes, familiares, médicos, psicólogos e assistentes sociais, para uma pré-seleção de pacientes que poderiam ser transferidos para o estado vizinho.
“A gente está fazendo a avaliação de pacientes que podem evoluir para a necessidade de UTI e, para esse paciente, o governo está oferecendo [a transferência]. Fizemos uma pré-seleção de pacientes que podem evoluir tanto para melhorar como ir para a UTI. Como hoje nossa limitação é de leitos de UTI, estamos fazendo essa conversa, oferecendo essa possibilidade de deslocamento para Manaus, dentro dessas vagas oferecidas por lá”, disse Leal.
*Nota da SES*
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) confirmou, por meio de nota, que foram abertos seis leitos para pacientes do Acre no Hospital de referência para Covid-19 Delphina Aziz.
“A SES-AM ressalta que a rede de saúde está pronta para receber os pacientes e aguarda informações do Acre para a recepção. Sobre a viagem dos pacientes sugerimos que procurem a Secretaria de Saúde do Acre. Dois pacientes de Rondônia seguem internados no Hospital Delphina Aziz.”
*Transferência para o interior do Acre*
Em nota, o governo do Acre informou que dois pacientes de Rio Branco já estão com leitos regulados para transferência para a cidade acreana de Cruzeiro do Sul , no interior do estado, aguardando apenas a aeronave.
Os outros seis pacientes que estão em Rio Branco também já estão com leitos de UTI regulados pelos SUS para transferência via FAB para o Amazonas, aguardando também a chegada da aeronave.