A cada dia, a situação da pandemia da Covid-19 só se agrava no Acre. O colapso no sistema de saúde é cada vez mais iminente. O boletim de assistência divulgado pelo próprio governo dá uma ideia do quanto a capacidade de atendimento aos pacientes da pandemia está comprometida.
De acordo com os números da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) em Rio Branco, que concentra o atendimento da maior parte da população, existem apenas 2 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis. Dos 80 leitos existentes, 78 estão ocupados.
A gravidade da situação também chegou aos leitos de enfermaria com o aumento diário de novos casos. Dos 194 leitos divididos clínicos, pediátricos e obstétricos em Rio Branco e no Hospital Regional de Brasileia, apenas 4 estão vazios.
No Juruá, a situação também é complicada, mas no momento, é um pouco mais tranquila. Dos 26 leitos de UTI que o governo diz ter na região, 6 estão disponíveis. Já nos leitos clínicos, a taxa de ocupação é de pouco mais de 57% e o Hospital tem 44 leitos vagos.
Em todo o Acre, de acordo com a saúde estadual, existem 424 pessoas internadas por conta da Covid-19.