Ícone do site Ecos da Noticia

Rio Acre está com mais de 5 metros abaixo da cota de alerta e Defesa Civil estuda retorno de famílias para casa

Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica

O nível do Rio Acre continua em vazante (quando as águas baixam) em Rio Branco e nas últimas 24 horas baixou 85 centímetros. De acordo com a Defesa Civil Municipal, o manancial marcou 8,28 metros na medição das 6h desta segunda-feira (8). Com isso, o rio está com mais de cinco metros abaixo da cota de alerta, 13,50 metros.


Mesmo com a vazante, ao menos 240 pessoas atingidas pela cheia ainda estão nos abrigos montados pela prefeitura da capital. Ao todo, a cidade tem seis abrigos, sendo o Parque de Exposições, quatro em escolas e uma igreja.


O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Cláudio Falcão, informou que o órgão analisa a possibilidade de retorno das famílias para suas casas ainda esta semana e que uma reunião ainda nesta segunda deve decidir os próximos passos.


“Hoje vamos ter uma reunião com o prefeito, pessoal da ação social e com a equipe que tem atuado já para colocar essa situação e a gente poder ter o plano. Além disso, vamos fazer uma análise climatológica para poder ter um parâmetro e levar essas famílias de volta com segurança. Permanecendo a situação com está, em vazante, vamos levá-los [desabrigados] de volta essa semana ainda. A ideia é começar a preparar as casas, com mutirão de limpeza na terça [9], para poder na quarta [10] voltar com eles”, disse o major.


Sair da versão mobile