Ícone do site Ecos da Noticia

Ponte é incendiada no interior do Acre e deixa produtores sem acesso para escoar produção

Uma das pontes que dá acesso à comunidade Polo Xapuri I, no ramal da Variante, em Xapuri, no interior do estado, foi incendiada na noite desse sábado (27) e deixou os moradores sem acesso para escoar a produção.


O produtor rural André Luiz Oliveira, que mora na comunidade, voltava da cidade quando encontrou a ponte pegando fogo. Ele disse que ela estava quebrada há quase dois meses, após um caminhão passar no local, e que não é possível saber se foram moradores ou outros usuários que utilizam o ramal como rota que incendiaram o acesso.


No ramal, são pelo menos quatro pontes que precisam de reparos, segundo Oliveira. A que foi incendiada fica sobre o igarapé Sumaúma. São pelo menos 35 famílias que moram na região que ficaram sem acesso.


“Estamos cansados, já são muitos anos lutando com estas pontes. A gente não sabe quem colocou fogo, se foi alguém que passou e caiu lá dentro, porque aqui é um ramal que muita gente usa como acesso para não pegar a BR, então são várias pessoas que passam, não tem como ter certeza quem colocou o fogo, tem relato que pelo menos duas pessoas caíram lá já”, contou o morador.


Com isso, Oliveira disse que para conseguir chegar à cidade eles precisam fazer outra rota pela pela BR e andar 8 quilômetros sentido Rio Branco e voltar, pegando mais 22 quilômetros para Xapuri, sendo que pelo ramal são apenas 15 km.


“Aqui tem pelo menos umas quatro pontes neste mesmo sistema, algumas quebradas, outras com bueiro aberto e fizemos aterro. Minha mulher passou andando com a criança de seis anos e passei empurrando a moto no meio do fogo, porque se não teria como voltar. Estamos sem acesso e vamos mais tarde lá para tentar colocar pelo menos duas pranchas para conseguir passar”, contou.


Reparo


Ao G1, o presidente do Departamento de Estradas Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Petrônio Antunes, disse que os ramais são de responsabilidade da prefeitura, porém, há uma parceria para a ação de reparo e o órgão disponibiliza duas equipes para atender os municípios.


“Deve ter sido um protesto. A gente apoia, mas todo ramal é de responsabilidade da prefeitura. Mas, lá tem uma projeção para fazer a AC-380, que já está na Caixa para ser aprovado e até o meio do ano a gente licita e iniciamos a obra, por isso eles dizem que há uma rodovia projetada para lá.”


O gestor falou ainda que o órgão tem duas equipes de manutenção de pontes que presta auxílio aos municípios.


“Hoje eles estão em um Ramal em Plácido de Castro, terminando o serviço. A gente já foi lá [Xapuri], fez alguns reparos porque choveu muito, colocamos alguns bueiros no local, uns reparos paliativos, a gente visitou as pontes semana passada”, contou.


Antunes disse ainda que a previsão é que a equipe que está atuando na outra cidade deve ir para Xapuri em 10 dias para fazer os reparos das pontes do ramal.


A prefeitura de Xapuri informou que uma equipe da Secretaria de Obras da cidade vai ao local nesta segunda-feira (29), para fazer uma avaliação do pós incêndio e fazer um trabalho paliativo e disse que também já acionou o Deracre.


Sair da versão mobile