Ícone do site Ecos da Noticia

No AC, Unimed prorroga prazo e cirurgias eletivas continuam suspensas para garantir assistência a pacientes com Covid

Foto: Reprodução

Com o aumento da demanda por leitos e oxigênio devido a assistência dada a pacientes acometidos pela Covid-19, a Unimed prorrogou por mais 30 dias a suspensão das cirurgias eletivas. A unidade de saúde já tinha suspendido os procedimentos cirúrgicos deste tipo desde o mês passado. O comunicado foi divulgado nesse sábado (13).


No documento, a Unimed explica que a suspensão vale por mais 30 dias e que a medida ocorre para garantir que não faltem leitos e oxigênio aos pacientes em tratamento contra a Covid-19. A nota diz ainda que a prioridade é dar segurança aos demais pacientes para diminuir o contato com ambientes de contaminação.


“Essa medida foi comunicada à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e tem anuência do Ministério Público Estadual (MP-AC), buscando garantir leitos e oxigênio para a população em tratamento acometida pela Covid-19, além da segurança dos demais pacientes para diminuir o contato em ambientes de contaminação”, diz o documento. (veja nota na íntegra abaixo)


O Acre chegou a 62.332 casos de Covid-19, nesse sábado (13), segundo o último boletim da Secretaria de Saúde (Sesacre). O número de óbitos subiu para 1,116. Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 100 estão ocupados. Dessa forma, a taxa de ocupação total chegou a 94%.


A Unimed esclarece ainda que as cirurgias de emergência e oncológicas não estão suspensas.


“Esclarecemos que esta medida não atinge as cirurgias oncológicas e as de urgência/emergência que não serão suspensas”.


Veja nota na íntegra:

Visando garantir a a segurança de todos, informamos que o retorno de procedimentos cirúrgicos eletivos não será possível devido ao aumento significativo na curva epidemiológica da Covid-19 em Rio Branco.


Nosso painel de acompanhamento vem registrando uma tendência no crescimento das internações, tanto em Unidades Abertas, quanto em Unidades de Terapia Intensiva. No momento, não consideramos adequada a liberação enquanto não houver redução de casos no cenário ora enfrentado.


Essa medida foi comunicada à ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar e tem a ciência do Ministério Público Estadual, buscando garantir leitos e O2 (oxigênio) para a população em tratamento acometida pela COVID-19 além da segurança dos demais pacientes para diminuir o contato em ambientes de contaminação.


Portanto, prorrogamos o prazo de suspensão das cirurgias eletivas por mais 30 dias a contar de 14 de março de 2021.


Esclarecemos que esta medida não atinge as cirurgias oncológicas e as de urgência/emergência que não serão suspensas.


Estamos trabalhando para que a melhor assistência seja garantida.


Atenciosamente, Unimed Rio Branco


Rio Branco-AC, 14 de março de 2021


Sair da versão mobile