O cardiologista Marcelo Queiroga pode ser anunciado como novo ministro da saúde nesta terça-feira (16). A informação foi confirmada por fontes do Palácio do Planalto após reunião entre o médico e o presidente Jair Bolsonaro na tarde desta segunda-feira (15).
Queiroga assumirá o lugar de Eduardo Pazuello, pressionado pelas medidas adotadas durante a pandemia de Covid-19 . A efetivação do cardiologista deve ser publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (16).
Essa é a quarta troca no comando do ministério da saúde, a terceira durante a pandemia de coronavírus. Em abril de 2020, o então ministro Luiz Henrique Mandetta pediu demissão após divergências com Bolsonaro nas diretrizes de combate à doença. Em seu lugar entrou Nelson Teich, que pediu demissão um mês após assumir o cargo, dando lugar ao general da reserva e atual ministro, Eduardo Pazuello.
Marcelo Queiroga aceita a proposta de comandar a pasta da saúde após a recusa da cardiologista, Ludhmila Hajjar, em assumir o ministério. Hajjar era o nome mais cotado para substituir Pazuello, mas as divergências de opiniões com Bolsonaro e seus apoiadores afastaram a possibilidade.
Quem é Marcelo Queiroga
Marcelo Queiroga é médico cardiologista formado pela Universidade Federal da Paraíba. O novo ministro tem 55 anos e atualmente é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia e responsável pelo Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa (PB).
Queiroga foi indicado para o comando da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e ainda iria passar por sabatina no Congresso Nacional.