Ícone do site Ecos da Noticia

Bocalom receita uso de cloroquina no tratamento da Covid-19 na capital

O prefeito Tião Bocalom (PP), compareceu à audiência pública nesta terça-feira, 9, realizada na Câmara Municipal e declarou que os pacientes da Covid-19 devem usar o medicamento cloroquina e ivermectina no tratamento da Covid-19.


Para o gestor, as evidências sobre a eficácia da medicação no tratamento é positiva em alguns locais no Brasil e no Rio Branco. “Olha, em alguns locais ela se mostrou positiva, aqui em Rio Branco, quem usou não foi pra UTI”, declarou.


O kit covid foi apresentado como solução no tratamento da doença no último sábado, 6, pelo secretário Frank Lima.


Estudos


Evidências científicas sobre uso da cloroquina contra Covid-19 feitas pelas comunidades médica são enfáticas: não há comprovação para a eficácia do uso da cloroquina e da hidroxicloroquina em casos de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2). Recentes estudos demonstram, pelo contrário, a falta de segurança na rotina clínica com os medicamentos. A arritmia cardíaca, um dos efeitos colaterais mais frequentes, é potencialmente fatal, conforme o alerta de pesquisadores.


Após analisar pesquisas recentes relativas à rotina de tratamento com cloroquina e hidroxicloroquina (composto análogo à cloroquina), o professor do Instituto de Química da Unicamp, Luiz Carlos Dias, indica que “os resultados de ensaios clínicos em seres humanos para SARS-CoV-2, em diferentes estágios da infecção, não são favoráveis”. Os estudos que mostram algum benefício, diz, foram feitos de forma não randomizada, sem placebos e sem duplo-cegos, procedimentos de pesquisa que são adotados para dar mais segurança nos resultados sobre a eficácia clínica do medicamento.


Sair da versão mobile