Rio Branco recebeu somente 7,8 mil doses de vacina contra a Covid-19, diz secretário

O secretário de Saúde de Rio Branco, Frank Lima, declarou na tarde desta quarta-feira (10), em entrevista ao Ecos da Notícia, que das mais de 50 mil doses de vacina contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde ao Acre, mais da metade foram destinadas à população indígena e apenas 7.800 doses para a capital acreana.


“Realmente, chegou mais de 50 mil vacinas no estado, mas é preciso dizer que a prioridade delas eram para indígenas. Mais de 26 mil vacinas foram destinadas aos indígenas dentro das aldeias e o restante foi distribuído para os municípios. Rio Branco recebeu só 7.800”, afirmou.


A quantidade recebida pelo município é pequena em relação ao número de pessoas fazem parte do público prioritário. “Recebemos 7.800 doses de vacinas (Coronavac e de Oxford) destinadas para alguns grupos específicos, que são os trabalhadores de saúde, pessoas acima de 60 anos sob guarda do estado, pessoas acima de 80 anos acamados e pessoas acimas de 90 anos”, declarou Lima.


A informação do secretário ainda desconstrói os boatos que circulam nas redes sociais de que a capital teria recebido 50 mil doses e que a vacinação estaria ocorrendo de forma lenta. Por falta de mais doses, a vacinação ainda está ‘engatinhando’, mas Lima afirmou que se o Ministério da Saúde entregasse 50 mil doses na capital, Rio Branco daria conta de vacinar milhares de pessoas de forma acelerada.


Até esta quarta, dados do governo do Acre apontavam que 11.937 doses foram aplicadas em todo o estado, o que representa 1,29% da população.


Calendário fake

Frank Lima citou ainda que listas falsas com datas de vacinação estariam circulando nas redes sociais e disse que ainda não há nenhuma data definida para quando cada grupo receberá a vacina.


“Agora tudo que eu falar vai ser em vídeo ou documento com timbre, se não for assim, desconfie. Porque se não começam a soltar calendário ‘da idade tal, até idade tal, vai ser vacinado tal dia’, e isso não é confirmado por nós. Eu não dependo de Rio Branco pra vacinar, mas sim do Ministério da Saúde”, explicou.


Segundo Lima, é necessário que as pessoas fiquem atentas aos ‘fake news’ e façam a denúncia aos órgãos competentes. “Temos o número da Ouvidoria-Geral do Município de Rio Branco, (68) 3224-9326”, disse ele, ressaltando que a lista falsa causa prejuízos à sociedade e à prefeitura.


Vacinação de idosos acima de 90 anos

Idosos com idade a partir de 90 anos começaram a receber a vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira em Rio Branco. O secretário Frank Lima relembrou que a vacinação deste grupo está ocorrendo em três unidades de saúde (Roney Meireles, Cláudia Vitorino e Policlínica Barral e Barral), e ainda um ponto de drive thru, montado no pátio do antigo Detran, na Avenida Nações Unidas, em frente ao 7º Batalhão de Engenharia e Construção (7º BEC).


“Leva o seu vovô lá pra vacinar. Isso não é só uma vacina contra o coronavírus, isso é uma vacina de esperança para as famílias que estão sob pressão”, destacou.


VEJA A ENTREVISTA COMPLETA:

Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias