Rio Branco passa a atender ligações de emergência do 190 e 193 de todas as cidades acreanas

Servidores passam a atender todas as ligações de emergência do Acre em Rio Branco.


As ligações de emergência dos números 190 e 193 dos moradores do interior do Acre agora são atendidas por uma equipe em Rio Branco. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) informou que a mudança é para unificar e tornar o serviço mais dinâmico e eficaz.


A principal mudança é que a ocorrência vai ser gerada em Rio Branco. Por um sistema, essa ocorrência é direcionada para o centro de operações das regionais do Acre. Em cada centro há um servidor que aciona as viaturas e encaminha às equipes.


“Mudamos para unificar, centralizar em Rio Branco e padronizar o atendimento. Antigamente, o morador ligava no 193 e a ligação caía no quartel, na guarda. Quem atendia era um PM e mandava a viatura. Agora, conseguimos mandar tudo para cá. Antes, a população não conseguia registrar algumas ocorrências, porque tinha um só policial para atender. Aqui em Rio Branco temos vários pontos de atendimento, cerca de 28 pontos por dia. Esses pontos são linhas telefônicas disponíveis”, explicou o coordenador de Comando e Controle de Operações da Polícia Militar, capitão Joel Barbosa.


Há quatro centros distribuídos nas seguintes cidades:
Brasileia – atende as ocorrências nas cidades de Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri e Brasileia;
Sena Madureira – atende as emergências de Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira;
Tarauacá – responsável pelos atendimentos em Feijó, Jordão e Tarauacá;
Cruzeiro do Sul – atende as ocorrências de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Cruzeiro do Sul.


“Temos um aplicativo do governo federal que gera ocorrências e controla as viaturas que vão atender.


Geramos a ocorrência em Rio Branco dentro desse sistema, e esse sistema direciona a ocorrência para os centros do interior”, reforçou.


A mudança começou a cerca de uma semana em Rio Branco.
Reforço
Para garantir que toda população seja atendida, a Sejusp reforçou as equipes por turno. Antes, ficavam entre quatro a cinco servidores e, com a unificação dos atendimentos, passam a ficar até sete atendentes por turno.


“Demos um reforço de seis a sete pessoas por equipes. Colocamos mais duas pessoas por turno. São quatro turnos: manhã, tarde, noite e madrugada. A população ganha porque, dificilmente, vai deixar de ser atendida, tem sempre alguém disponível”, pontuou o capitão.


O nome da central de atendimentos em Rio Branco também vai mudar, deixou de ser Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).


“Começamos a mudança no final de janeiro, quando as operadoras começaram os serviços e terminaram agora. Já está funcionando, em qualquer lugar do estado quando o cidadão ligar no 190 ou 193, que são os números emergenciais, essa ligação vai ser atendida em Rio Branco. A secretaria está adquirindo uma série de tecnologia que estamos integrando aos poucos”, concluiu.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias