A Prefeitura Municipal segue dando total apoio às famílias que estão alojadas em abrigos municipais. Desta feita, a gestão municipal através de um trabalho conjunto entre a secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) realizou um trabalho de sanitização e dedetização nos mais de 40 abrigos montados para receber os moradores que tiveram que deixar suas residências em decorrência da enchente do Rio Iaco.
A ação foi determinada pelo prefeito Mazinho Serafim (MDB) que tem procurado dar total assistência às milhares de pessoas abrigadas, sobretudo na área da saúde, tendo em vista que além da enchente, o município também tem que lidar com a pandemia do Coronavírus e com os crescentes números de casos de dengue.
O serviço de sanitização é um dos mais fortes aliados no combate à covid-19, onde cabe destacar que é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por essa razão é recomendável que seja executado em locais que concentra que concentram grande número de pessoas, como é o caso dos abrigos municipais, que contam com a presença de centenas de famílias.
Vale ressaltar que esse tipo de trabalho normalmente é executado de 15 em 15 dias, mas o chefe do executivo municipal solicitou que seja realizado semanalmente, visando garantir a saúde de todos que estão abrigados.
O produto usado na sanitização é o Quartenário de Amônio, composto anti-microbiano com atividade desinfetante poderosa, tanto para as bactérias gran-positivas, como para as bactérias gran-negativas. Aprovado pela Anvisa e comumente usado em centros cirúrgicos, o produto supracitado tem forte poder de atuação na luta contra o Coronavírus.
O secretário da SEMSUR, Jeocundo Assis que tem acompanhado o trabalho, falou mais sobre essa ação. ” Esse foi um pedido do prefeito Mazinho, do vice-prefeito Gilberto Lira, e da Secretária de Saúde Nildete Lira, que solicitaram esse serviço em prol dos desabrigados, e que nós da SEMSUR acompanhássemos dando todo o suporte. Prontamente eu atendi e acionei nossa equipe para realizar esse trabalho de apoio. Tudo que for contribuir para o bem-estar das famílias que estão abrigadas, nós estamos prontos para fazer acontecer. Além da sanitização, também vamos fazer a dedetização ao redor dos abrigos, visando eliminar qualquer vestígio do mosquito transmissor da dengue, que é outra doença comum na atualidade” frisou o secretário.