MP faz campanha para arrecadar donativos a atingidos pelo transbordo de igarapés em Rio Branco

Vários pontos foram invadidos pelas águas do igarapé — Foto: Sergio Ronney/Secom

Com o ponto de arrecadação na sede do Ministério Público do Acre (MP-AC), em Rio Branco, o órgão iniciou uma campanha para ajudar aos atingidos pelo transbordo dos igarapés em Rio Branco após forte chuva na madrugada deste sábado (6).


Intitulada como “MP Solidário”, a ação pede doação de água potável, alimentos não perecíveis e material de limpeza.


“Conclamo toda a sociedade, instituições, Poderes Constituídos de Estado, membros, e servidores do MP acreano e entidades de classe, para que atendam esse apelo e se aliem conosco nessa campanha de solidariedade em face das famílias que precisam tanto do nosso apoio nesse momento”, diz a procuradora-geral de Justiça do MP-AC, Kátia Rejane, em nota.


Também neste sábado (6), o governo informou que está mobilizando equipes para ajudar a prefeitura da capital.


Nas últimas 48 horas choveu mais de 100 milímetros na capital acreana. O esperado para todo o mês de fevereiro é de um acumulado de 292 milímetros. Pelo menos quatro igarapés transbordaram e atingiram casas, lojas, comércios e outros estabelecimentos. A Defesa Civil Municipal calcula que mais de 30 bairros estão atingidos pela enxurrada até a manhã deste sábado (6).


Ruas ficaram completamente alagadas após quatro igarapés transbordarem em Rio Branco  — Foto: Sergio Ronney/Secom

Ruas ficaram completamente alagadas após quatro igarapés transbordarem em Rio Branco — Foto: Sergio Ronney/Secom

Alerta de perigo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial de acumulado de chuva para, pelo menos, cinco cidades do Acre. O aviso começou a valer às 8h54 deste sábado (6) e vale até domingo (7), às 9h.


As regiões afetadas devem ser Vale Do Acre, que engloba Sena Madureira, Rio Branco e Brasileia e Vale Do Juruá, com Tarauacá e Cruzeiro do Sul. A previsão é de chuva entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, alerta o Inmet.


Enxurrada na capital

Pelas equipes da Defesa Civil foram atendidas mais de 370 famílias atingidas. Dessas, 31 precisaram ser removidas de suas casas e sete delas foram levadas para abrigos nas escolas Álvaro Rocha e Adib Jatene. As demais famílias foram para casas de parentes.


A previsão é de mais chuvas para as próximas horas. Entre os igarapés que transbordaram estão o São Francisco, Dias Martins, Batista e o Igarapé Almoço. Com as chuvas, o nível do Rio Acre, em Rio Branco também subiu nos últimos dias. Na última quinta-feira (4), o manancial marcava 9,87 metros e neste sábado (6), amanheceu com 11,67 metros.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias