Após enfrentar a perda da mulher e do filho para a Covid-19, José Alves de Lima, de 92 anos, era só ansiedade ao ser um dos primeiros a chegar a um dos pontos de vacinação para Covid-19 em Rio Branco. A capital começou a vacinar idosos acima de 90 anos nesta quarta-feira (10).
Nos últimos meses, o idoso sofreu duas grandes perdas para o coronavírus. Em maio, a mulher dele, Josefa Silveira de Lima, de 81 anos, morreu com Covid-19 e em janeiro o policial rodoviário federal Peregrino José de Lima, de 53 anos, filho dele, também morreu vítima da doença.
Desde então, ele tenta amenizar a dor das perdas e esperava com ansiedade a vacina. Um vídeo foi gravado no momento que ele toma a primeira dose da vacina, bem humorado, o idoso ainda brinca: “Meu nome é José Alves de Lima cravo das moças e alecrim das meninas.”
O idoso ao lado da mulher e do filho que morreram vítimas da Covid-19 — Foto: Arquivo pessoal
Silzete Lima conta que para toda a família a vacinação de José é um alívio.
“Ele sempre quis tomar a vacina. Foi muito doloroso para ele a perda da minha mãe e meu irmão, mas ele se manteve cheio de fé e corajoso. É um alívio grande para toda a família”, diz.
Ela conta ainda que desde a morte do irmão e da mãe, todos os filhos têm redobrado a atenção com o idoso. Ele diz que tenta superar a perda da companheira e do filho se apegando á fé.
“Estava muito ansioso pela vacina, mas, graças a Deus, deu tudo certo e estou muito feliz, muito bem. Foi uma perda muito difícil e está sendo, mas não podemos fazer nada, porque o que temos de mais certo na vida é o dia do chamado de Deus. A gente tem que se conformar. Pra qualquer um de nós, principalmente pra mim que já sou idoso, a única certeza que temos é o dia do chamado de Deus e sigo vivendo e aguardando”, disse.
José foi um dos primeiros a tomar vacina nesta quarta-feira (10) — Foto: Arquivo pessoal
Vacina para idosos acima de 90 anos
Os idosos de 90 anos ou mais começaram a ser vacinados contra a Covid-19 nesta quarta-feira (10) em três unidades de saúde de Rio Branco e por ‘drive-thru’. O atendimento é feito das 8h às 17h e o idoso precisa apresentar apenas documento oficial com foto e o CPF.
A imunização desse público começa após o Acre receber mais 6,4 mil unidades da vacina CoronaVac para aplicação de primeira e segunda doses, na segunda-feira (8). Com esse 4º lote, o Acre inicia a vacinação de 1.871 idosos acima de 90 anos. Além dos idosos dessa faixa etária, 1.340 trabalhadores da saúde também devem ser imunizados com a primeira e segunda dose da vacina.
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa) informou que recebeu 880 doses da imunizante para os idosos com a primeira e segunda dose.
José visita os túmulos do filho e da mulher que morreram vítimas da Covid-19 — Foto: Arquivo pessoal