Fevereiro já acumula mais de 140 milímetros de chuva e Rio Acre está a menos de 50 centímetros da cota de alerta

Foto: Ana Paula Xavier/Rede Amazônica Acre

Os oito primeiros dias de fevereiro já acumulam 148 milímetros de chuva, o que representa mais de 50% do esperado para todo o mês, que é de 292 milímetros. Nesta segunda-feira (8), o Rio Acre marcou 13,02 metros e está a menos de 50 centímetros da cota de alerta que é de 13,50 metros.


Somente nas últimas 24 horas foram registrados 30,1 milímetros de chuva. O nível do Rio Acre vem apresentando subida desde quinta-feira (4), quando estava com 9,87 metros. De lá para cá, foram 3,15 metros a mais.


O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Cláudio Falcão, informou que a previsão é de mais chuvas e, com isso, o manancial pode ultrapassar a conta de alerta nas próximas horas. Isso porque, ele está com uma média de subida de quatro centímetros por hora.


“Estamos com uma velocidade média de 3 a 4 centímetros por hora, então se formos calcular isso até o final da tarde, podemos chegar bem próximo da cota de alerta ainda no dia de hoje”, disse o coordenador.


Com essas previsões, Falcão informou que a montagem do abrigo no Parque de Exposições Wildy Viana, no Segundo Distrito da capital, deve ser finalizada ainda esta semana. Segundo ele, a primeira etapa da instalação já foi concluída.


“A primeira etapa é o assoalhamento e levantamento de paredes. Temos uma reunião de secretários daqui a pouco já para darmos continuidade à segunda etapa, que é o fechamento de todos os módulos, com lonas e também instalar a parte elétrica. Acredito que esta semana eles já estejam prontos, porque a qualquer momento nós talvez já vamos precisar abrigar pessoas lá. Quem vai demandar essa questão é justamente o nível do rio. Então a partir do momento que ele alcançar a cota de alerta, a gente já começa a segunda etapa”, concluiu.


Enxurrada e transbordo de igarapés

Uma enxurrada que atingiu Rio Branco entre a noite de quinta (4) e sábado (6) causou o transbordo de pelo menos quatro igarapés. Com isso, as águas atingiram várias casas, lojas, comércios e outros estabelecimentos de Rio Branco. A Defesa Civil Municipal calcula que 39 bairros foram atingidos pelas águas.


Até este domingo, mais de três mil famílias foram atingidas pela tempestade, segundo a Defesa Civil do município. Dessas, 500 foram assistidas pela Defesa Civil, 68 precisaram ser removidas de suas casas e nove delas foram levadas para abrigos nas escolas. As demais famílias estão na casa de parentes.


Para ajudar os desalojados e os demais moradores afetados pela enxurrada, o Ministério Público do Acre (MP-AC), em Rio Branco, montou um ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis, água potável e material de limpeza. A ação foi batizada como “MP Solidário”.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias