Ícone do site Ecos da Noticia

Famílias deixam casas na Cadeia Velha após Rio Acre passar de 15 metros

Ao menos 5 famílias precisaram deixar suas residências na Baixada da Cadeia Velha, em Rio Branco, nesta segunda-feira (15), após o transbordamento do Rio Acre e as chuvas agravarem um problema na rede de esgoto que fez ruas do bairro ficarem alagadas.


Os moradores apontam a existência de uma vala como problema da alagação. Com o Rio Acre medindo 15,07 metros nesta segunda, e as chuvas, a vala estaria facilitando a água de voltar para a rua e fazer parte da Baixada da Cadeia Velha alagar.


“É mais por conta dessa vala, por conta das chuvas e da cheia do Rio Acre, a água do esgoto é empurrada toda de volta pra rua”, disse um morador.


Mesmo com a casa construída a pelo menos um metro do solo, uma família que mora na rua José Thomás teve de se mudar às pressas após o quintal começar a ser tomado pela água.


“Todo ano é essa preocupação, ninguém toma providência em relação a essa maldita vala que não tem serventia nenhuma”, disse o proprietário da casa, revoltado com a situação.



Os moradores suplicam às autoridades a resolução do problema. “Seja prefeito, deputados, qualquer pessoa, queremos que tomem uma atitude pra que no próximo ano não venhamos sofrer com alagação.”


O coordenador da Defesa Civil municipal, major Cláudio Falcão, disse nesta segunda em entrevista que as pessoas desabrigadas estão sendo levadas para escolas próximas aos locais de residência. Por conta disso, os moradores que tiveram as casas atingidas na Baixada da Cadeia Velha foram levados para a Escola Georgete Eluan Kalume, na mesma região.


Sair da versão mobile