Ícone do site Ecos da Noticia

Famílias da zona rural atingidas por cheia de rio são abrigadas em barcos no interior do Acre

Foto: Arquivo/ Defesa Civil municipal

Moradores da zona rural da cidade de Rodrigues Alves, no interior do Acre, foram atingidos pela cheia do Rio Paraná dos Mouras, que transbordou na sexta-feira (12). Mais de 56 famílias – cerca de 350 pessoas foram atingidas, em nove comunidades, alguns perderam produção. Cerca de 30 famílias se recusaram a sair da localidade e tiveram que ser acomodas em barcos.


A Defesa Civil da cidade informou que o rio não tem régua de medição e que não é possível informar o nível que atingiu. Mas, em muitas casas a água chegou ao teto. Alguns estão abrigados em barcos, para não deixar o local.


Entre as comunidades atingidas estão: São Jerônimo, Suçuarana, Torre da Lua, Brasília, Silêncio, Três Bocas, Floresta, São Pedro e São Bento.


“Tivemos nove comunidades atingidas, foram mais de 56 famílias atingidas e mais de 350 pessoas. Por enquanto, foi apenas na zona rural, mas estamos em alerta total por causa do Rio Juruá que pode trazer problemas nas próximas 48 horas”, disse o coordenador da Defesa Civil, Renan Lima.


Alguns moradores atingidos perderam parte da produção, mas segundo o coordenador não foram grandes prejuízos, mas eles também perderam móveis de casa, como colchões, guarda-roupas e sofás.


“Alguns dos moradores foram para sítios na terra firme, e outros por


uma questão de distância da zona urbana, a gente deslocou barcos para colocar essas famílias dentro, já que elas estavam com resistência de sair”, contou.


Pelo menos 30 famílias estão abrigadas em barcos, para não sair da localidade. As outras estão em sítios próximos.


“O rio começou a apresentar vazante e acredito que nas próximas 24 horas, as famílias começam a voltar para suas casas. Estamos prestando o suporte de assistência e vamos enviar também uma equipe médica para atender estas pessoas, o prefeito Jailson Amorim tem dado todo apoio”, concluiu.


Sair da versão mobile