Ícone do site Ecos da Noticia

Cruzeiro do Sul inicia vacinação de idosos da zona rural e ribeirinhos acima de acima de 86 anos

Foto: Asscom/Prefeitura

Após receber mais 380 doses da vacina CoronaVac, a cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, começou nesta quinta-feira (11), a vacinação de idosos acima de 86 anos da zona rural do município e também os ribeirinhos.


A imunização desse público começa após o Acre receber mais 6,4 mil unidades da vacina CoronaVac para aplicação de primeira e segunda doses. Com esse 4º lote, o Acre iniciou a vacinação de 1.871 idosos acima de 90 anos. Além dos idosos dessa faixa etária, 1.340 trabalhadores da saúde também devem ser imunizados com a primeira e segunda dose da vacina.


Das doses recebidas pelo município, 200 são para os idosos e outras 180 para servidores da saúde. De acordo com o secretário de saúde do município, em entrevista à Rede Amazônica Acre, Agnaldo Lima, duas equipes começaram a vacinação pela região do Igarapé Preto e Canela Fina a vacinação da zona rural. Já na sexta-feira (12), mais duas equipes devem seguir para aplicar a vacina nos ribeirinhos.


“Considerando uma quantidade pouca ainda e, devido a isso, nós vamos iniciar a vacinação dos idosos acima de 86 anos rurais e ribeirinhos”, disse o secretário.


Diferente da vacinação na zona urbana que ocorreu em um ponto fixo, desta vez o atendimento será por busca ativa. A primeira etapa de vacinação de idosos na zona urbana, encerrou na última semana.


”Vão subir duas equipes fluviais para fazer a vacinação dos nossos idosos acima de 86 anos. As vacinas que sobrarem após essa ação rural e ribeirinha, vamos continuar a vacinação dos nossos idosos urbanos”, acrescentou o secretário.


Profissionais de saúde

As outras 180 doses serão disponibilizadas para profissionais de saúde e no final de semana vai ocorrer a vacinação contra a Covid-19, para cerca de 200 trabalhadores da saúde. Em Cruzeiro do Sul, 2.232 pessoas já receberam a primeira dose da vacina.


“Restam algumas doses ainda dos profissionais da saúde ainda. Muitos deles estavam viajando, muitos doentes de Covid e uma vez que vão se recuperando, vão tomando a sua dose que eles têm por direito. Nós continuamos vacinando estes profissionais que estão se tratando, após a doença ou chegando de viagem”, acrescentou o secretário.


4º lote de vacinas

Do total de 6,4 mil doses que chegaram no 4º lote, 1.890 são destinadas aos idosos acima de 90 anos, sendo que esse público-alvo é de 1.871 idosos, ou seja, 100% desse grupo deve ser imunizado nesta etapa. As vacinas são referentes à primeira e segunda dose e também incluem as doses de segurança.


Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde, a capital acreana recebeu 880 doses que são destinadas aos idosos com mais de 90 anos para primeira e segunda dose. Além de 700 doses para os trabalhadores da saúde.


A segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul, recebeu um total de 200 doses para os idosos acima de 90 anos, também para primeira e segunda dose e mais 180 para trabalhadores da saúde.


Sair da versão mobile