A bancada federal do Acre se reuniu nesta terça-feira, 16, com autoridades brasileiras e peruanas para debater sobre a crise humanitária instalada na fronteira Brasil/Peru, pelo município de Assis Brasil.
Cerca de 400 imigrantes, a maior parte haitianos, forçam a travessia na fronteira pela Ponte da Integração, que está fechada por causa da pandemia do coronavírus. Situação que tem causado confrontos entre imigrantes e políciais.
Além da Deputada Federal Mara Rocha, participaram da reunião o senador Petecão, a senadora Mailza Gomes, o deputado federal Léo de Brito, Deputada Perpétua Almeida, Alan Rick, Vanda Milani, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, o embaixador do Peru, Rodrigo Baena, o embaixador do Brasil no Peru, Pedro Costa, secretários de Estado, e o prefeito de Assis Brasil Jerry Correia.
A Deputada Federal Mara Rocha destacou que a situação é delicada e é necessário agir com cautela. “A situação é muito delicada e precisa do bom senso de todos. São pessoas, entre mulheres, crianças e idosos que querem retornar ao seu país”.
“Na reunião passamos para o ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, a grave situação no município de Assis Brasil”, explicou Mara Rocha.
A bancada Acriana apresentou sugestões para resolver o problema, como: o transporte aéreo dos imigrantes para o país de origem, a limitação da entrada de estrangeiros no país, uma vez que vivemos o momento crítico devido à pandemia ; a presença da Polícia Federal e do Exército Brasileiro para garantir a ordem e evitar confrontos.
“Além disso, solicitamos ajuda financeira para garantir alimentação e manutenção dos vários abrigos espalhados pelo município”, concluiu a Deputada.
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, reportou aos participantes da reunião, as dificuldades que está tendo no município, e pediu a intervenção do governo federal. “Estamos oferecendo ajuda humanitária aos imigrantes até aqui, mas temos nossas limitações financeiras e de pessoal, é urgente a intervenção do governo federal diante da gravidade da situação”, disse o Jerry Correia.
Vídeo :