A balsa que faz a travessia dos moradores de Xapuri, interior do Acre, voltou a funcionar nesta terça-feira (9) após ser achada à deriva no Rio Acre. Segundo o Departamento de Estradas, Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), os cabos da balsa foram cortados na noite de domingo (7) em uma possível ação criminosa.
O órgão vai registrar um boletim de ocorrência e solicitar uma investigação para achar os culpados. Vários moradores dependem da balsa para ter acesso à zona urbana de Xapuri. Ela liga a área central ao bairro Sibéria.
Sem o acesso, os moradores tiveram que utilizar balsas menores e pagar pela travessia. O Deracre informou também que os operadores chegaram na segunda (8) para trabalhar e perceberam que a balsa tinha sumido e os cabos cortados.
Foi aí que iniciaram as buscas pelo rio e acharam a balsa nesta terça. A estrutura passou por manutenção e voltou a atender a população.
“Já está operando. Foi crime, foi cortaram o cabo e vamos fazer o B.O [boletim de ocorrência]. Alguém cortou, não roubaram nada e foi por maldade mesmo”, esclareceu o presidente Deracre, Petrônio Antunes.