Ícone do site Ecos da Noticia

Após 16 dias em estado grave, adolescente que se afogou em igarapé de Rio Branco deixa UTI e vai para enfermaria

Após 16 dias internado na Unidade de Terapia Intersiva (UTI) do Hospital da Criança, em Rio Branco, o adolescente Willy Bezerra da Silva, de 16 anos, que ficou em estado grave após se afogar no Igarapé São Francisco, no último dia 29, foi transferido para um leito de enfermaria. A alta da UTI ocorreu na manhã desta segunda-feira (15).


Na sexta (12), o adolescente foi submetido a uma traqueostomia. Por conta desse procedimento, Willy ainda não consegue falar, mas tem respondido aos estímulos e se comunica com os parentes por gestos.


A saída da UTI foi comemorada pela família. Ao G1, o tio do garoto, Robson Nascimento, disse que os médicos contaram na última visita, no domingo (14), que o adolescente segue evoluindo bem.


“Ele não fala por conta da traqueostomia e respira por ela. Mas, você conversando com ele, responde piscando o olho e entende o que a gente fala. Conversei agora com ele e mexeu a boca querendo conversar”, explicou.


Sequelas

Nascimento acrescentou que a equipe que acompanha o sobrinho ainda não sabe precisar que tipo de sequelas o adolescente pode ficar. A família foi informada também de os médicos conseguiram combater uma bactéria no sangue do menor e o cérebro segue desinchando.


“Se ele ficar com alguma sequela pode reverter. No momento não podem dar esse diagnóstico porque é muito recente ainda. Esse é um processo lento e demorado o desinchaço do cérebro, mas está desinchando”, complementou.


Ainda segundo o tio, Willy fez aniversário no último dia 6 dentro da UTI. Nascimento revelou que os amigos e vizinhos do adolescente estão na torcida para ele sair logo do hospital para uma comemoração pelos 16 anos.


“Com fé em Deus vai ficar 100% normal. Todo mundo no bairro está aguardando ele sair para comemorar o aniversário dele. Infelizmente, estava aqui dentro”, finalizou.


Afogamento

O menor estava brincando na ponte do igarapé, no bairro Raimundo Melo, no dia 29 de janeiro, quando caiu e teria ficado mais de quatro minutos submerso na água.


Populares que estavam no local acionaram uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e realizaram os primeiros socorros enquanto a ajuda médica chegava.


Quando a equipe do Samu chegou, os médicos passaram mais de seis minutos tentando reanimar o adolescente. Ele foi levado entubado e em estado grave para o pronto-socorro da capital e no mesmo dia foi transferido para o Hospital da criança.


Sair da versão mobile