O que todos temiam está acontecendo, uma enchente em plena pandemia. O volume das águas do Rio Iaco continua subindo de forma repentina e na manhã deste domingo (14) já atingiu a marca de 15 Metros e 78 centímetros. Até o presente momento, dezenas de famílias já tiveram que deixar suas residências, sendo alojadas em abrigos municipais montados pela prefeitura.
Para se ter uma idéia da gravidade da situação, o abrigo localizado no Ginásio Hermilton Gadelha Pessoa já está com sua lotação máxima, com várias famílias sendo assistidas no local. Por essa razão, o Poder Público Municipal não perdeu tempo e ainda na última sexta feira (12) iniciou a construção de novas barracas no outro Ginásio de Esportes da cidade, o Aurino Brito. Segundo o Secretário de Obras Édson Cameli, que está à frente do trabalho de construção dos abrigos, a equipe trabalhou até às 21 horas deste sábado (13), por conta da alta demanda de famílias que estão precisando de Alojamentos, o Local já conta com 08 famílias abrigadas.
Preocupado com a situação, o prefeito Mazinho Serafim (MDB) esteve visitando os abrigos se solidarizando com as famílias, e colocando toda a estrutura da http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração municipal à disposição para ajudar nesse momento difícil. Além disso, o gestor municipal também disponibilizou três caminhões de médio porte de sua empresa particular, para auxiliar no transporte dos bens daqueles que precisam deixar suas casas. Veículos de órgãos estaduais também foram cedidos pelo governo para ajudar no trabalho.
O plano de contingência está sendo executado através de um trabalho conjunto entre a secretaria de Serviços Urbanos (SEMSUR), Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Obras, Vigilância em Saúde Municipal, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretaria de Administração. Que se uniram com o objetivo de servir as famílias atingidas, visando minimizar os transtornos causados nesse momento de cheia.
O vice-prefeito Gilberto Lira que está atuando como coordenador da frente de serviço, salientou que a gestão municipal está fazendo tudo que esteja ao alcance para amparar as pessoas que precisam de ajuda. À exemplo disso, a secretaria de assistência social está providenciando alimentação diária, café, almoço e janta para as famílias abrigadas, os profissonais de Saúde estão realizando testes rápidos de covid-19 em todas as pessoas que chegam nos alojamentos, além de distribuição de máscaras, álcool em Gel e demais kits de prevenção. Além disso, equipes da SEMSUR e da Secretaria de Obras estão auxiliando o Corpo de Bombeiros no transporte dos bens das famílias que foram afetadas pelo cheia do manancial. Até o momento, os bairros mais atingidos são a Praia do Amarilho, Vitória, Cafezal e parte da Rua Siqueira Campos, Bom Sucesso, centro e Cidade Nova.
CHÁCARA DA IGREJA BATISTA FILADÉLFIA TAMBÉM ABRIGARÁ FAMÍLIAS AFETADAS.
Devido à alta demanda de famílias que estão sendo desabrigadas, a prefeitura municipal também já solicitou por meio de ofício a estrutura da chácara da Igreja Batista Filadélfia, localizada no km 02 da BR 364 sentido Sena/ Rio Branco para que possa abrigar algumas famílias. O local dispõe de amplo espaço, com várias repartições, tendo capacidade para receber várias famílias.
O pastor presidente da Igreja Batista Filadélfia em Sena Madureira, Édson Cameli, prontamente atendeu ao pedido, e cedeu toda a estrutura da chácara para receber a população afetada pela enchente. Na manhã deste domingo o pastor juntamente com alguns membros da igreja realizaram uma limpeza nas dependências da chácara, à fim de receber as famílias com dignidade. A previsão é que ainda hoje algumas pessoas possam ser encaminhadas para o Local.