Mesmo com o número alto de abstenções no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Acre, o esquema de aplicações segue o mesmo nos prédios onde ocorreram as provas no dia 17 de janeiro. A frota de ônibus também será mantida e devem circular 47 carros neste domingo (24), em Rio Branco.
As informações foram confirmadas pela coordenadora de linguagem do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Rosseline Muniz e também pelo diretor de transportes da Superintendência Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans), Clendes Vilas Boas.
Mais da metade dos candidatos do Acre inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 faltou no primeiro dia de prova no último domingo. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o índice de abstenção este ano foi de 51,5%.
Ao todo, 40.674 candidatos se inscreveram para fazer o Enem 2020 no Acre na modalidade de provas impressas. Desses, 19.721 marcaram presença e 20.953 faltaram. Na saída do exame, os candidatos comentaram sobre o alto número de faltosos.
“Ele mantém da mesma forma no segundo dia, porque é o Enem que está em trânsito, então, são os mesmos horários, tudo da mesma forma”, explica Rosseline.
Os portões abrem às 9h30 (horário do Acre) e fecham às 11 horas (horário do Acre) e o início das provas deve ser as 11h30, também horário local.
Neste segundo domingo os candidatos vão responder 90 questões das áreas de ciência da natureza e suas tecnologias – Química, Física e Biologia – e de matemática e suas tecnologias. Os candidatos podem deixar a sala sem o caderno de questões a partir das 13h30 (horário do Acre). Neste domingo, as provas encerram meia hora mais cedo, às 16h30.
Tema da redação do Enem agradou candidatos em Rio Branco
Sem dinheiro para o ônibus, candidata pega bicicleta emprestada do amigo para fazer Enem no Acre
Zelador esquece documento para fazer Enem, volta em casa de bicicleta, mas chega atrasado no Acre
As provas com as duas áreas vão ser aplicadas em 1.677 salas de 148 escolas em 17 municípios do Acre, de acordo com o Inep.
“Todo mundo vai fazer na sala que já estava. Por causa da localização mantém o mesmo. Aqui não tivemos problemas de participantes por salas. Foi tranquilo e a gente não recebeu relatos de que alguém desobedeceu as normas sanitárias”, acrescentou Rosseline.
Frota de ônibus
Para o segundo dia de provas, a RBTrans confirmou que vai ser mantida a mesma frota, com reforço de 9 carros a mais circulando para atender a demanda dos candidatos.
O reforço é de 25% na frota que estará nas ruas nos dias da prova. Ao todo, 47 coletivos vão fazer o transporte dos participantes na capital. Outros seis vão ficar de sobreaviso, caso haja necessidade.
“São 47 ônibus distribuídos nas linhas, com os carros reservas, com a fiscalização distribuídas em pontos estratégicos, para melhor atender os candidatos inscritos e os usuários usuais dos domingos”, disse Vilas Boas.
Orientações
A coordenadora explicou ainda que devem ser mantidas todas as medidas da vigilância sanitária. Além disso, ela afirma que a principal orientação é para que os candidatos se atentem a cor da caneta permitida para uso na prova e que deixem o documento de identidade separado para não esquecer.
“Acho que eles já perceberam que devem seguir [as regras sanitárias]. E a recomendação é sobre o que ocorre todo ano que é cor da caneta, tem que ser preta porque muita gente ainda leva a azul e não pode”, orienta.
Medidas de segurança devido à pandemia
Segundo o Inep, as medidas de prevenção contra o coronavírus serão as mesmas para todos os lugares. Não haverá planejamento especial para os locais que estejam com aumento no número de casos.
Entre as medidas, estão:
Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame);
Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas;
Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila;
Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação; agora serão 200 mil
Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima;
Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima;
Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.
A retirada da máscara poderá ser feita, segundo o protocolo, para alimentação, ingestão de líquidos e troca do item. É recomendado que o candidato leve máscaras reservas para trocar. Candidatos ainda devem levar documento de identidade com foto e caneta de cor preta e corpo transparente.
Prédios vão ser entregues para higienização e organização das salas no sábado (23).