Os moradores do Projeto de Assentamento rural no município de Porto Acre, no interior do estado, ficaram isoladas após a cheia do riozinho Andirá, nesta segunda-feira (4).
Segundo informações de populares, a ponte que fica sobre o riozinho Andirá ficou intrafegável ainda no ano de 2020, mas com a falta de atenção e manutenção do poder público, a ponte não foi reconstruída. Apenas um desvio na lateral e no mesmo nível do leito do rio foi feito, mas com as fortes chuvas dos últimos dias, o desvio ficou submerso e começou a oferecer risco de vida durante a travessia.
Um vídeo enviado à reportagem mostra uma caminhonete que transportava um quadriciclo e algumas pessoas após passar por cima da pequena ponte e tentar subir uma ladeira.
Moradores da região disseram que o transtorno está dificultando a vida de cerca de 800 famílias que moram no assentamento e necessitam passar por este local. Tanto para levar a produção agrícola, quanto ter acesso na cidade. Outros moradores da região se aproveitam da “oportunidade” e cobram altos preços pela travessia de barco.
A população implora por atenção do Governo do Estado, da Prefeitura de Porto Acre e dos órgãos de controle e pedem ajuda de uma balsa para facilitar a travessia dos agricultores.