Moradores de Manaus passaram por um susto na tarde deste domingo (31). Construções da cidade sentiram o reflexo de um terremoto de magnitude 5,7 na Guiana neste domingo (31). Outro terremoto, de magnitude 4,2, atingiu o norte do Chile, segundo informações do Centro de Sismologia da USP.
De acordo com o Centro de Operações Bombeiro Militar (Cobom), houve ligação para o 193 dos seguintes bairros: Dom Pedro, Parque Dez, Ponta Negra e Adrianópolis. Apesar do susto, não houve registro de feridos ou danos a residências.
Segundo o http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrador de empresas Leonardo Rangel, de 29 anos, ele estava no apartamento em que mora com a esposa, no 16º andar de um condomínio na Zona Centro-Sul de Manaus. Por volta de 15h15, eles sentiram o tremor.
“Eu estava no sofá e senti uma tontura. Pensei que estava passando mal. Eu olhei para o lustre e vi que estava balançando muito. Olhei pra ela e perguntei se estava sentindo alguma coisa e ela falou que também estava sentindo balançar”, disse Rangel.
O casal contou que olhou pela janela e viu moradores de outra torre falarem para evacuar o prédio, pois a estrurura estava balançando.
“A gente desceu correndo. Não conseguiu pegar máscara, a gente até desceu descalço. A recomendação era de não usar o elevador, tivemos que descer pela escada. Foi um pânico”, relatou o http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrador.
O taxista Moisés Marreiros, de 58 anos, também relatou que teve a sensação inicial de tontura. Ele contou que fez uma cirurgia há 13 dias para colocar cinco pontes de safena e a decida do prédio o deixou cansado.
“Quando chegou do meio da escada para baixo, eu já não conseguia mais andar. Fiquei cansado, mas consegui chegar. Pelo que entendo, a nova engenharia já se prepara pra situações como essa, até porque a nossa área aqui é uma das mais altas que tem na cidade. É a primeira vez que passo por isso”, contou Marreiros.
Tremores de terra
Na Guiana, o de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do tremor foi registrado a cerca de 40 quilômetros da fronteira com o Brasil, no estado de Roraima. No Chile, Centro de Sismologia da USP, o tremor foi registrado próximo à cidade de Calama.