Fiocruz tem estratégia para antecipar vacinação contra a Covid-19 para janeiro


A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prepara uma estratégia para antecipar a campanha de vacinação contra a Covid-19 para janeiro de 2021. As informações são da Veja.


O Ministério da Saúde tem a previsão de iniciar a imunização contra a doença em fevereiro, com o produto desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca.


Mas, em reportagem publicada no site da revista, o presidente em exercício da fundação, Mario Santos Moreira, endereçado ao presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antonio Barra Torres, solicitou a importação de 2 milhões de doses da vacina, produzida na Índia, para antecipar o cronograma.


“Considerando o grave quadro sanitário imposto pela pandemia, e seus efeitos negativos em diversas áreas, sobretudo na aceleração dos números de mortes associadas à Covid-19, a Fiocruz vem explorando outras frentes que permitam antecipar a disponibilidade de vacinas”, argumenta a solicitação.


“A possibilidade de antecipação do início da vacinação pode, concretamente, reduzir o número de mortes. Essas tratativas lograram êxito e teremos à disposição o quantitativo de 2 milhões de doses a serem entregues em janeiro”, diz o pedido.


De acordo com a reportagem, as vacinas serão fornecidas pelo Serum Institute of India, parceiro tecnológico da Fiocruz, fornecedor do Programa Nacional de Imunização.


A estratégia envolve a importação de ao menos 20 milhões de doses do imunizante, que devem chegar ao país nas próximas semanas.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
posto village ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias